Como eu consegui uma bolsa de estudos na Europa

Alguém me perguntou no Instagram como eu consegui a bolsa de estudos e como foi o processo e eu percebi que ainda não falei sobre isso por aqui, então deixa eu contar um pouco mais sobre isso.

Primeiro, para contextualizar:

Eu tenho uma tia que era casada com um húngaro. Desde muito tempo ela me dizia pra vir estudar na Hungria, mas eu sempre achei que seria muito difícil viver aqui por causa da língua. Então eu já tinha noção de que existiam bolsas e que essa era uma possibilidade.

Daí, no final de 2020 ela mandou pra minha mãe a notícia de que iam abrir as inscrições para a bolsa Stipendium Hungaricum e minha mãe encaminhou a notícia pra mim. Foi exatamente assim:

Clica na imagem pra ler a notícia

Depois de superar o ranço de ver o biroliro na foto, cliquei pra saber mais e fui ver os cursos/universidades disponíveis. Isso aconteceu no mesmo dia que saiu a notícia, em 09 de Novembro de 2020.

Eu já tava há algum tempo pensando em fazer um curso relacionado a Marketing no Brasil, então senti que não custava nada aplicar pra bolsa caso eu achasse um curso interessante que fosse mais ou menos na mesma área.

Foi assim que eu descobri que tinha o curso Communication and Media Science (aqui nesse site você pode ver todos os cursos, eu imagino que a cada ano deva mudar alguma coisa, mas é legal já ficar de olho se você tem interesse em tentar a bolsa).

Eu me apaixonei pelo curso da Universidade de Pécs porque ele pareceu resumir tudo que eu já tinha interesse e já estudava por conta própria: mídias sociais, produção de conteúdo e copywriting. Essa então foi a minha primeira escolha.

Eu ainda tive sorte, porque a universidade aceitava o certificado de proficiência do Duolingo. Para quem não sabe, a maioria pede IELTS, TOEFL e outros bem mais caros.

E aí a minha segunda opção foi a Universidade de Corvinus, em Budapeste. Mas eu não curti tanto o currículo de lá, escolhi mais pra caso desse algo errado com a minha primeira escolha.

P.s. Em 2020, você poderia escolher até dois cursos em duas universidades diferentes. O recomendado é que você escolha o mesmo curso, até porque toda a documentação vai ser voltada para isso e seria bem estranho escrever uma carta de motivação, por exemplo, explicando porque você quer cursar duas coisas diferentes.

Um breve conselho: coloque a primeira opção como sua prioridade real. Depois que você é aceito para a primeira opção, não tem a chance de recusar e ir para a segunda. Você só tem a chance de ir pra segunda opção se for rejeitado pela primeira.

E foi basicamente assim que eu decidi vir pra Hungria, quase como todos os outros intercâmbios eu fui indo e fazendo as coisas pra ver se daria certo e acabou dando.

Eu tava bem despreocupada no começo, porque eu não estava com taaaanta vontade assim de vir. Até porque a Hungria parece estar se tornando um país mais fechado, bastante conservador e regredindo mais do que o Brasil em questões sociais como direitos LGBTQIA+.

Mas depois que fui reprovada na minha segunda opção, bateu o medo de dar merda na primeira também. O pior é que demoram MUITO para dar o resultado. E aqui fica mais uma dica: participar desse processo seletivo é como comprar na Wish. Você se inscreve, participa das entrevistas e depois esquece. Um dia o resultado vem e você tem uma surpresa.

As inscrições encerraram em janeiro de 2021 e o resultado só saiu em julho. Depois daí, você pode acompanhar o perrengue que foi para chegar até aqui.

Se você quiser saber mais sobre a bolsa ou sobre o processo seletivo, deixa um comentário ou sua pergunta aqui que tô pensando em preparar um post pra falar só sobre isso.



Comentários