Você não tem tempo para estudar?

Um dos requisitos para ser au pair, ou fazer algum intercâmbio de trabalho, é saber a língua do país para onde você quer ir. Então hoje eu quero falar um pouco sobre essa parte, mais exatamente sobre como arranjar tempo para estudar.

Uma coisa que é importante lembrar logo de cara é que você não precisa de três horas todos os dias para estudar e conseguir aprender algo. Estudar por horas a fio nem sempre é a melhor saída quando você só faz isso uma vez por semana, por exemplo. Além de acabar se tornando bem cansativo.

Ao aprender uma outra língua, é super importante que você esteja em contato frequente com ela. Isso quer dizer que, se você puder, deve tentar ter contato com a língua que quer aprender todos os dias.

Se você vive no Brasil, está cercada de português o tempo inteiro. Você consome conteúdo em português, lê livros em português, fala com as pessoas em português. E isso é ótimo… para alguém que quer aprender português.

Foi justamente assim que aprendemos nossa língua, porque a gente tava imersa nela: ouvindo nossa família, pessoas na rua ou a TV. É isso que você precisa fazer com a língua que quer aprender.

Ter aula duas vezes por semana (e não estudar em casa), assistir um filme naquela língua uma vez por mês (e não prestar atenção no que estão falando) ou estudar um monte durante três horas somente uma vez por semana não é suficiente. Ou pode até ser, dependendo do seu objetivo, mas há grandes chances de que você demore muito mais do que poderia para aprender e chegar à fluência.

É importante observar a sua rotina e procurar formas de inserir aquela língua no seu dia a dia sempre que possível. E fazer isso de forma consciente também, não só colocando músicas para tocar no caminho para casa sem nem saber o que está ouvindo.

Você não precisa de grandes quantidades de tempo. Você só precisa de qualidade e de consistência. Dez minutos todos os dias é melhor do que zero minutos. Comece aos poucos e aumente se tiver condições. Mas comece agora!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s