Publicado em Durante³, Terceira Vez: Disney

Disney: Gastos Durante o Programa

Sexta – 10 de Março de 2017

Querido Diário,

Já coloquei aqui no blog uma página detalhando os gastos que eu tive pra ir pra Disney e já já vou colocar uma falando dos gastos que eu tive enquanto estive lá. Mas antes disso resolvi vir explicar alguns desses gastos, falar quanto eu levei pra lá, quanto gastei nas primeiras semanas e quando eu comecei a receber dinheiro.

Como eu sou uma pessoa que precisa de recursos visuais pra entender melhor as coisas e os dias de pagamento da Disney podem ser um pouco confusos, eu resolvi fazer um calendário das primeiras semanas pra tentar explicar melhor como a coisa funciona.

Algumas explicações antes de vocês olharem o calendário:

  • O dia oficial de início do programa é uma segunda, mas as horas pra receber dinheiro só começam a ser contadas a partir da quinta, no Traditions.
  • A semana de trabalho é contada do domingo ao sábado, mas o pagamento só cai numa quinta; a quinta seguinte àquele sábado.
  • O pagamento do housing é descontado diretamente do seu salário. Eles também descontam umas taxas que até hoje eu não sei bem quantos porcentos são, mas essas taxas vocês podem receber de volta depois (assunto pra outro post).
  • Antes de ir você paga o referente às duas primeiras semanas de housing, mas o valor pode ser maior dependendo de onde você for morar. Então vai ser na terceira semana que eles irão descontar essa diferença do seu salário.
  • Eu recebi o meu primeiro salário completo e oficial na quinta-feira da minha terceira semana lá (referente à segunda semana).
  • O primeiro desconto completo do housing veio na quinta-feira da minha quarta semana lá (referente à terceira semana).
Clique para abrir uma nova aba com a imagem em tamanho maior.

O dinheiro que você levar do Brasil vai servir pra basicamente suas 3 primeiras semanas lá, já que seu primeiro salário de verdade só vai vir na quinta-feira da terceira semana. Calcule então o tanto que quer levar baseado no que pretende gastar e comprar lá. Tem gente que quer comprar celular logo na primeira semana e outras coisas. Durante o programa todo os meus maiores gastos foram com comida. E durante as primeiras semanas, além de comida, gastei também com coisas pra casa (cozinha, banheiro, limpeza) e higiene pessoal.

Eu vou tentar dar umas dicas depois de como administrar melhor seu dinheiro, baseadas nos meus erros. Eu levei 400 dólares comigo e gastei tudo nas 3 primeiras semanas. Mas eu saí gastando dinheiro adoidado sem nem prestar atenção e acabei gastando mais do que podia e devia. Se eu tivesse levado menos, ia ser melhor e também teria dado pro gasto, já que eu exagerei na dose. Lembre-se que: quanto mais dinheiro você tem, mais você quer gastar.

Vou aproveitar e divulgar aqui uma planilha de gastos ótima que eu encontrei nesse site. Se eu tivesse usado isso durante o meu programa, com certeza eu teria gastado menos. Usar uma planilha pode te ajudar a definir o quanto você quer gastar e economizar e a ver com o que exatamente você tá gastando e tentar reduzir gastos desnecessários. Você pode editar ela e ajeitar do jeito que fica melhor pra você. Pra calcular meus gastos na Disney eu apaguei os meses e dividi por semanas, já que eu recebia por semana. Também mudei as categorias pras seguintes:

  • Moradia: preço do housing
  • Impostos: os que são descontados do salário
  • Deslocamento: com taxi, uber, lyft e transporte público
  • Alimentação: compras em supermercado e fora de casa
  • Celular: eu não comprei um aparelho novo, só um chip pré-pago e crédito
  • Lazer: ingressos pra parques e festa
  • Laundry: se você não mora  no Commons, vai ter que pagar pra lavar e secar suas roupas. Quando eu fui tava custando $1,25 pra lavar e $1,25 pra secar.
  • Compras: coisas de higiene, roupas, sapatos, acessórios, souvenirs, etc
  • Casa: itens que deveriam ser divididos com as roommates, de limpeza e uso comum
  • Outros gastos: presentes, coisas que paguei pras pessoas e nunca me pagaram de volta (aprendam a cobrar) e outras coisas aleatórias que não se encaixavam nas outras categorias.

Mas como eu disse, você pode modificar a planilha e fazer suas próprias categorias, baseado no que você quer saber. O preço do housing era o mesmo todos os meses, mas eu decidi colocar na planilha pra saber quando ele começou a ser cobrado. Eu também salvei no computador todos os meus “contracheques” pra saber quanto exatamente eu recebi e quanto foi descontado de taxas. Você pode fazer isso quando tiver acesso ao The Hub e indo em “ver paystub online“.

Se você quiser saber exatamente quanto eu gastei, com o que e quando, vai no menu acima > Disney ICP 16/17 > Gastos > Durante. E qualquer dúvida pode me perguntar que eu tento responder, espero que o calendário tenha ficado claro.

Comentários

