Publicado em Durante², Segunda Vez: Holanda, Viagens²

Viagem: Atenas, Luxemburgo e Bruges (Parte 3)

Quarta – 08 de Fevereiro de 2017

Querido Diário,

Estamos em 30/12/14 e eu estava em Luxemburgo. Tomei um susto quando o alarme tocou de manhã. E por que eu coloco alarme quando estou de “férias”, você me pergunta. Simples: pra não perder o café da manhã “de graça”. O diabo do café nesse hostel era de 6:30 às 9h e meu plano era comer cedo e voltar a dormir depois. Só a primeira parte do plano deu certo.

Mas só por volta de 11h saí pra andar pela cidade e, apesar da previsão dizer que tava fazendo 0°, não achei tão frio. Tinha sol e não tinha vento. E talvez eu estivesse bem agasalhada. Passei no Escritório de Informação Turística e peguei um mapa – de graça – que tinha um roteiro pra ser seguido à pé. Achei fantástico.

Dica 5: no frio, cubra bem as orelhas, mãos e pés. Além das outras partes do corpo, claro.
Dica 5: no frio, cubra bem as orelhas, mãos e pés. Além das outras partes do corpo, claro.

Fiz o percurso em mais ou menos duas horas, começando pela William Square (Place Guillaume), onde peguei o mapa. Depois passei pelo Town Hall, vi a Estátua de Guilherme II (que foi grão duque – chefe de estado – de Luxemburgo e rei da Holanda), e também:

  1. Palace of the Grand Dukes
  2. Chamber of Deputies
  3. City Palace
  4. Place D’armes
  5. Dicks-Lentz Monument
  6. Constitution Square
  7. “Gëlle Fra Memorial
  8. Ancient Jesuit College
  9. Cathedral to the Blessing Virgin
  10. Congregation Church
  11. Clairefontaine Square
  12. Grand Duchess Charlotte Memorial
  13. National Archives
  14. Corniche (caminho onde pode-se observar a cidade baixa)
  15. Goethe Monument
  16. St. Michael’s Church
  17. Fishmarket
  18. National Museum of History and Art
  19. Viaduct
  20. Pétrusse Valley
  21. Adolph Bridge
  22. Place de Metz
  23. Place de Paris

luxemburgo-03

Pra quem quiser um roteiro de Luxemburgo à pé, só copiar aí em cima :p Tinha várias pessoas fazendo caminhada/correndo perto do viaduto. E dois meninos tentando mover uma bola de gelo quase do tamanho deles. Mas o caminho perto da Adolph Bridge tava bem deserto e esquisito. Depois daí só parei num canto pra comer e voltei pro hostel.

luxemburgo-04

No dia seguinte, 31 de Dezembro, aproveitei que acordei cedo e tomei café da manhã duas vezes =D Fiz o check out e fui andando até a estação pra pegar o ônibus pra Bruxelas. Dica 4: fiquem de olho no site da Megabus, consegui a passagem de Luxemburgo pra Bruxelas por apenas 1,50 euros! O ônibus tinha wifi e tomada. Apesar de ser bem a terceira vez que vou pra Bruxelas de ônibus e dele parar praticamente do lado da estação de trem, eu quase não acho a bendita porque sempre saio pra um lado achando que tô indo pra outro. Percebe-se que meu senso de localização é péssimo e eu também não sei “ler” mapas muito bem…

Mas achei a estação e segui pra Bruges de trem. Estava fazendo sol e não tinha neve lá, adorei. Fiquei hospedada no Hi Europa Brugge e gostei de lá. É bem grande, mas bem simples. Deu uns 15min caminhando da estação até lá. Eles têm mesa de pingue-pongue, sinuca, um bar, café da manhã incluído e chave pra acessar os quartos. Mas o wifi também só funcionava na área comum e não tinha armário nos quartos. Fiquei num quarto pra seis meninas (dois beliches e duas camas normais) e tinha duas pias dentro do quarto. Os banheiros eram separados (masculino/feminino), mas a parte onde tinha os chuveiros era misto.. vai entender. Depois de guardar minhas coisas voltei pro centro e andei um pouco por lá.

bruges-15

No começo da noite voltei pro hostel pra usar a internet e até pensei em sair de novo pra ver se ia ter alguma “comemoração” de ano novo em algum canto, mas estava com muito sono e, como as ruas até o centro eram meio desertas, não quis ir sozinha.

Feliz 2015 dormindo!

Autor:

Sou uma daquelas que escreve, apesar de não me considerar uma escritora. Sou viciada em intercâmbios, professora de Inglês, estudante de Letras e dona da Yuki.

Comentários

