Publicado em Antes³, Terceira Vez: Disney

Disney: Resumão

Sexta – 02 de Dezembro de 2016

Querido Diário,

Esse post vai ser um resumo de tudo que você precisa saber caso tenha interesse em participar do processo seletivo pro intercâmbio de trabalho na Disney. Vou falar dos requisitos, fases do processo, valores e o que mais eu me lembrar. Pra quem não sabe, a Disney oferece também outros programas de intercâmbio, mas o International College Program (ICP – antigo CEP: Cultural Exchange Program) é a porta de entrada pra eles, pois ele é pré-requisito pra participar de outro programa da Disney.

Então, vamos ao que interessa. A empresa que representa a Disney no Brasil é a STB, ou seja, se você quer participar do ICP, precisa fazer o processo através dessa agência. Os requisitos principais são:

  • Ter, no mínimo, 18 anos.

Não existe limite máximo de idade. Eu, por exemplo, estou com 29 anos e fui aceita no programa.

  • Ter Inglês fluente.

O processo seletivo consiste de duas entrevistas, uma com o time da STB e outra com o time da Disney. As duas entrevistas são em Inglês e o seu nível será avaliado.

  • Ser estudante universitário de um curso com duração de 4 anos, reconhecido pelo MEC e com calendário acadêmico regular.

No site da STB diz que o curso tem que ser bacharelado, mas isso é uma exigência deles pra “afunilar” mais as pessoas. Pessoas de licenciatura podem participar também. Mas não tenho certeza sobre cursos técnicos e com duração menor de 4 anos.

  • Estar cursando entre o segundo e o último período acadêmico.

Você não pode estar no último semestre da faculdade e deve ter terminado, pelo menos, o primeiro semestre.

  • Ter disponibilidade pra participar do programa de meados de Novembro até começo de Março.

Teoricamente, você deve estar de férias no período do programa. Eu ouvi falar de pessoas que tiveram o visto negado porque disseram que iriam perder aula. Sua matrícula também não pode estar trancada.

  • Ter condições financeiras para custear todos os seus gastos, inclusive depois que chega na Disney.

As palestras/entrevistas não ocorrem em todas as cidades, então você deve estar disposto a viajar, às suas próprias custas, para o local e arcar com tudo. Além disso, você também precisa pagar pelo visto, seguro de saúde, passagem pra Orlando e primeiras semanas de acomodação na Disney (as outras semanas de acomodação são descontadas do seu salário). Se quiser saber exatamente quanto e com o que eu gastei, clica aqui.

  • Estar apto a morar com pessoas de lugares diferentes.

Você ficará hospedado em um dos 4 condomínios da Disney e vai dividir um apartamento com até mais 7 pessoas. Os apartamentos têm de 1 a 4 quartos e ficam duas ou três pessoas em cada quarto. Você vai ter que dividir quarto e banheiro com outras pessoas, pessoas de todo canto do mundo. E tem que estar disposto a lidar com as diferenças.

  • Ser extrovertido, alegre e flexível.

Esse é o último requisito que aparece no site da STB e confesso que, quando li, quase desisti. Não me considero uma pessoa extrovertida e achei que seria desqualificada por isso, mas uma amiga que já foi me deu a dica de tentar mesmo assim, que eu só deveria ser muito simpática e sorrir bastante (até o limite de se tornar esquisito). Então se você se considera tímida, lembre-se disso e não desista.

Então, digamos que você preencha todos os requisitos, a próxima coisa a fazer é ficar de olho no site da STB. No começo do ano, por volta de Março/Abril, eles vão colocar informações sobre o programa daquele ano e divulgar os locais e datas das palestras/entrevistas. Esse ano a gente teve que se inscrever pra participar. Eles dizem que você pode fazer o cadastro no site que será avisado quando tiver informação nova, mas não confie nisso. Eu mesma não recebi nenhum email avisando. Então fique de olho no site pra não perder as inscrições.

E aí o processo seletivo, como eu disse antes, consiste em palestras/entrevistas. Todos os anos o processo muda um pouco. Mudam inclusive as cidades onde ocorrerão as entrevistas. Esse ano (2016) aconteceu o seguinte: na primeira fase, tiveram palestras e entrevistas em Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. Isso aconteceu durante todo o mês de Maio. Já a segunda fase foi só entrevista (às vezes tem palestra) e somente na cidade de São Paulo, no mês de Agosto.

Só depois que você é aprovado na segunda fase é que você pode tirar o visto (J1) e aí deve pagar o seguro saúde e as duas primeiras semanas de acomodação. Lembrando que tanto o seguro quanto a acomodação devem ser pagas com cartão de crédito internacional e a compra vai ser feita em dólares, ou seja, vai ser cobrado IOF.

E fim. Se você quer saber melhor sobre cada uma dessas coisas, vai no menu ao lado e procura por “Terceira Vez: Disney > Antes”. Se ainda tiver alguma dúvida, deixa um comentário ou me manda um email =)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s