Publicado em Antes³, Terceira Vez: Disney

Disney: Tirando o Visto em Recife

Sexta – 25 de Novembro de 2016

Querido Diário,

A essa hora eu estou no voo para Orlando e decidi escrever esse post anteriormente pra falar como foi tirar o visto e também sobre como foram os últimos dias antes da viagem. Depois vou fazer um “resumão” de todas as partes desse processo pra ajudar quem tem interesse. Se tiver alguma coisa em específico que você queira saber, deixa sua pergunta nos comentários ou me manda um email =)

Então, no post anterior eu falei sobre como foi preencher o DS 160 e também tentei explicar algumas coisas que podem causar dúvidas durante o preenchimento. Todo mundo que vai tirar algum tipo de visto pros EUA, precisa preencher esse formulário. Depois disso, eu tive que fazer o pagamento da taxa SEVIS, que é uma taxa extra cobrada pra quem vai tirar o visto J1.

E aí, finalmente, eu fui fazer o agendamento pra entrevista do Visto. Esse ano deu um bug no site e não apareciam datas disponíveis, daí alguém ligou pro consulado e eles disseram pra fazer o seguinte (caso isso aconteça no futuro com você, fica a dica): quando você tá agendando, aparecem duas caixas pra marcar se o seu visto é pro CsF ou Work and Travel, não marque nenhuma das duas e clique em confirmar, daí as datas vão aparecer.

Na hora de agendar você deve ficar atento, pois você precisa marcar tanto a entrevista no consulado quanto a ida ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). No sistema, aparece primeiro pra você marcar a entrevista no consulado, mas você deve ir primeiro ao CASV. Também dizem que você não pode marcar os dois pro mesmo dia, mas eu marquei o CASV pra 7h30 da manhã e o consulado pro mesmo dia, às 9h45 e não tive nenhum problema com isso.

Algumas coisas que você deve saber: você pode entrar no CASV com celular, mas ele deve estar desligado. Também pode entrar com bolsa, mas eles vão conferir o que tem dentro. Já no consulado, você não pode de jeito nenhum entrar com eletrônicos! Então não levem celular, a não ser que você queria pagar por um guarda-volumes (que não tem no consulado, provavelmente terá em negócios ou postos de gasolina por perto e custando uns 10 reais). Entrar no consulado é como (ou pior) do que passar pela segurança no aeroporto, eles têm detectores de metais e pedem pra tirar cinto e tudo que tiver no bolso. Tente levar o mínimo possível.

No CASV eles vão tirar a sua foto e pegar suas digitais. Normalmente é bem rápido, eu tive azar que entraram muitos idosos na minha frente, daí demorei uns 40 min lá. Eles pediram passaporte, página de confirmação do DS 160, página de confirmação e instruções para solicitação de visto e página de confirmação de pagamento do visto e da SEVIS. (Eu fui no CASV e no consulado em Recife e, se você levar celular, pode deixar numa lojinha que tem do lado esquerd0. Eles têm armários e cobram 10 reais).

Pro consulado você precisa do passaporte, comprovante de pagamento da SEVIS e DS 2019 (esse é o documento que a Disney manda através da STB). Esses são os documentos obrigatórios, mas é aconselhável levar tudo que você acha que pode ajudar e comprovar seu vínculo com o Brasil. Eu levei os documentos que levei pro CASV e também as seguintes coisas:

  • Job Offer
  • Passaporte antigo com visto de turista
  • Declaração de matrícula da faculdade
  • Proof of Study
  • Extrato brancário (de quem tá pagando a viagem)
  • Comprovante de residência

Felizmente o cônsul não me pediu nenhum documento extra e me fez pouquíssimas perguntas. Eu tava meio nervosa e nem entendi algumas coisas que ele perguntou (ele já começou falando em Inglês). Se isso acontecer com você, não tenha medo de dizer que não entendeu e pedir pra que ele repita. Ele me perguntou o seguinte:

  • Pra onde eu estava indo e o que eu ia fazer lá.
  • Se eu já tinha ido pros EUA antes, quanto tempo eu fiquei e quando eu voltei.
  • Se eu voltei nos EUA depois disso (ele sabia que eu tinha tirado visto de turista).
  • Se eu estudava e trabalhava.
  • Em que semestre eu estava.

Acho que foi só isso. Foi extremamente rápido. E aí ele me mostrou um panfleto falando sobre abusos no trabalho e disse que era pra ligar pro número lá se eu tivesse algum problema. Eu ouvi dizer que não é bom dizer que você vai perder aula, mesmo que seus professores tenham adiantado suas provas. Se for o seu caso, depende de você falar a verdade ou mentir. Eu ouvi falar de pessoas que falaram que iam perder aula e tiveram seus vistos negados, mas um amigo meu falou e teve o visto aprovado.

Na hora mesmo você sabe se o seu visto foi aprovado ou não. Se tiver sido aprovado, o cônsul ficará com o seu passaporte (e talvez com seu DS2019 e comprovante de pagamento da SEVIS também) e aí você recebe tudo depois. O meu foi aprovado e aí foi só correr pro abraço. Foi bem feliz também porque, coincidentemente, encontrei com algumas pessoas de Fortaleza que também estavam tirando o visto na mesma hora que eu e meu primo (fomos juntos) e todo mundo teve seu visto aprovado.

Ah, pros dois locais eles pedem pra que você chegue com somente uns 15min de antecedência. Eles organizam uma fila do lado de fora para cada horário e você só entra mesmo no seu horário marcado (a não ser que você dê sorte de não ter ninguém nos horários antes de você). Em relação à roupa, a maioria das pessoas estavam vestidas casualmente, mas tente ir num casual “arrumadinho”. Eu fui de blusa, calça jeans e tênis.

Depois que eu tive meu visto aprovado eu fiquei mais tranquila e comecei a me empolgar mais pra viagem. Eu fiz a entrevista no dia 03 de Novembro e, no dia 10, já recebi o passaporte em casa. Ah, não se assuste quando você receber o visto e olhar a data de validade. A expiration date do seu visto é o último dia do seu intercâmbio e aí você tem direito a ficar no país por mais 30 dias depois disso, durante o famoso grace period.

Comentários

