Publicado em Durante², Segunda Vez: Holanda, Viagens²

Viagem: Amsterdã e Bruxelas (Parte 1)

Sexta – 11 de Novembro de 2016

Querido Diário,

Finalmente consegui me comprometer a escrever meus caderninhos de viagens (por isso que o final da viagem pelos EUA apareceu por aqui recentemente). E agora eu vim falar sobre a primeira viagem que eu fiz depois que cheguei na Holanda. Eu já tinha ido pra Amsterdã antes dessa “viagem”, mas sempre pareceu mais um passeio do que uma viagem propriamente dita. A Holanda é tão pequena que ir pra outra cidade mais parecia ir pra outro bairro de uma mesma cidade.

20161020_221056

Mas então, eu aproveitei que uma colega do Brasil (oi, Lara!) estava viajando pela Europa pra me juntar com ela em parte do caminho. Tive uma quinta e uma sexta off e viajei de quinta a domingo. Por acaso, essa viagem aconteceu de 29 de Maio a 01 de Junho de 2014. Faz só um pouquinho de tempo…

Então, saí de Eindhoven pra Amsterdã de trem e, chegando lá, me encontrei com uma amiga (Stephanie, de Aruba) que mora lá. Fomos da estação Centraal até o Vondelpark andando, pois meu hostel (Stayokay) ficava lá do lado do parque. Não foi uma caminhada curta, mas eu sempre preferi andar a pegar meios de transporte. Não é porque eu gosto de ser saudável, é mais pra não gastar dinheiro mesmo.

Nosso hostel
Nosso hostel

Enfim, a Lara já estava no hostel. Guardamos as coisas e fomos andar pela cidade. Passamos na Museumplein e no Rijksmuseum. De lá fomos conferir a Heineken Experience, onde tem um tour sobre a história dessa cerveja e, no final, você pode provar dela. Mas… a gente não fez o tour, só visitamos a lojinha mesmo pra marcar presença.

anne-frank

De lá andamos – bastante – até chegar na casa/museu da Anne Frank. Também não entramos, a fila estava enorme e parece que frequentemente é assim. Voltamos então pra perto da estação Centraal, onde eu e a Lara resolvemos fazer um dos passeios de barco pelos canais. Foi bem legal, é bom pra ter uma visão diferente da cidade e também eles fornecem um áudio-tour.

amsterdam-02

Depois voltamos a nos encontrar com a Stephanie, uma amiga dela e outros brasileiros que conhecemos no fim de semana anterior num show do Passenger (já contei essa história aqui?). Fomos todos comer pelas redondezas do Dam, que é uma praça onde fica o Palácio Real e tem também um monumento tipo obelisco, chamado Nationaal Monument, que serve de memorial para os mortos na Segunda Guerra Mundial. Por ali tem muitos cantos pra comer e muitas lojas também. E é sempre muito movimentado.

Eu, Stephanie e Lara
Eu, Stephanie e Lara

Depois de comer fomos andar pelo Red Light District. Não sei se é porque ainda tava cedo, mas achei bem tranquilo por ali. As mulheres realmente ficam nuas ou seminuas dentro das casas e por trás de janelas enormes de vidro. Normalmente tem um segurança grande e mal encarado por perto, pra garantir que ninguém tire fotos. É importante lembrar disso: NÃO PODE TIRAR FOTO das mulheres nas vitrines. Os seguranças ficam mesmo de olho e, se pegar você tirando foto, vão NO MÍNIMO quebrar a sua câmera/celular. Então estejam avisados, ein!

Por fim, voltamos no fim do dia pra andar pelo Vondelpark e ir pro hostel. Eu calculo que a gente tenha andado no mínimo uns 15km nesse dia, foi bom. No dia seguinte eu e a Lara pegamos um ônibus pra Bruxelas. Fomos de Megabus e foi difícil achar o local de onde o ônibus saía, é bom sempre chegar cedo pra poder procurar direitinho. O ônibus tinha wifi, mas eu não consegui conectar, e tinha também tomada.

E aí a parte da viagem em Bruxelas eu vou deixar pro próximo post. Alguém aí já foi pra Amsterdã? O que acharam?

Comentários

