Publicado em Antes³, Terceira Vez: Disney

Disney: Preenchendo o DS-160

Sexta – 04 de Novembro de 2016

Querido Diário,

O DS-160 é um formulário online – e bem extenso – que deve ser preenchido para poder tirar um visto americano. Não importa qual o seu tipo de visto, o preenchimento desse formulário é o primeiro passo pra consegui-lo. Existem vários sites que explicam como preencher esse formulário, então eu não vou fazer aqui um passo a passo sobre isso. Eu vou só comentar sobre algumas dúvidas que surgiram durante o preenchimento, com foco no programa da Disney. Primeiro é preciso lembrar que essas informações podem mudar com o tempo e, se você está participando do programa da Disney, sempre siga primeiramente as orientações da própria Disney ou da STB.

O site é em Inglês, claro, mas você pode passar o mouse por cima das “perguntas” que aparece a tradução. Por ser em Inglês, não é bom usar nenhum acento, pois pode dar problema no reconhecimento das letras depois. Depois de fazer o cadastro (lembre de guardar o ID e também anotar sua pergunta/resposta secreta), você vai começar preenchendo algumas informações pessoais. Você tem a opção de ir salvando à medida que vai preenchendo. Por isso também você pode começar num dia, salvar e terminar em outro. Algumas dúvidas que podem surgir nessa parte são:

  • O que colocar no National Identification Number: como o próprio site diz, nesse campo deve-se colocar o seu CPF.
  • O que é o Social Security Number (SSN): esse é um número de identificação que só pessoas que já moraram/trabalharam nos EUA têm. Eu, como au pair, por exemplo, tive que me registrar quando cheguei nos EUA e recebi um SSN. Então se você nunca trabalhou lá, pode marcar “does not apply”.
  • Taxpayer ID Number: também pra quem já morou/trabalhou lá e pagou taxas. Eu fui au pair, mas não paguei nenhuma taxa, então não tenho esse número e marquei “does not apply”.

Depois disso você vai preencher seu endereço e telefone. Em relação ao endereço, não traduza nada, coloque exatamente como colocaria se estivesse mandando uma carta pra alguém. Exemplo:

  • Linha 1: Rua Coronel Alves Peixoto, 312
  • Linha 2: Apt. 205

Já em relação ao telefone, use somente números. Eu optei por colocar o código do país, além do da cidade, mas não sei se é realmente necessário. Coloquei algo como: 558533245631 (só pra esclarecer, esse número foi inventado, assim como o endereço acima). A seguir pedem informações do seu Passaporte. Se você não for um diplomata ou oficial do governo, escolhe a opção “Regular”. Em Passport Book Number clica em “does not apply”, pois o passaporte brasileiro não tem esse número.

A seguir você vai colocar as informações da sua viagem. Se você está indo pra participar do programa da Disney, Escolha “Exchange Visitor (J)” e depois “Exchange Visitor (J1)”. Depois você deve colocar quando vai chegar nos EUA e quanto tempo pretende ficar. Eu coloquei somente o período do programa, mas algumas pessoas colocaram o período do programa + o tempo que vão ficar pro Grace Period, acho que não tem uma “resposta” certa aí. Sobre o local que você vai ficar nos EUA, eu coloquei o endereço que veio no meu DS-2019. Algumas pessoas colocaram o endereço do Condomínio Vista da Disney, acho que aí também não tem uma resposta certa. (Só uma observação pra quem tá lendo que vai tirar visto de Turista (B): nessa parte você deve colocar as informações referentes ao primeiro hotel/local onde você vai ficar hospedado nos EUA).

Se está indo pela Disney, na tela seguinte marque “não” pra pergunta sobre se tem alguém viajando com você. Em seguida vai perguntar se você já esteve nos EUA e já teve visto pra lá, é só preencher de acordo com o que pedem. Na pergunta sobre se eu já fui ten printed eu marquei “não”, porque eu não lembro. Em seguida pedem informações de um contato nos EUA. Se está indo pela Disney, coloque as informações que constam no seu DS. Você pode colocar o nome da pessoa que está no seu DS como contato, ou só colocar “do not know” e preencher Walt Disney World como nome da organização. O telefone da pessoa também vem no DS e o email é “does not apply”. (Para os turistas: repita as informações do seu hotel).

Em seguida vão pedir informações sobre seus pais. E, depois, sobre estudo e trabalho. Se você está indo pela Disney, coloque que sua Primary Occupation é “Student”. Preencha com as informações da sua universidade e, se você trabalha, no final deve colocar quanto ganha por mês (só números) e descrever suas atribuições. Eu incluí aí tanto qual a minha profissão quanto a descrição do que eu faço lá.

Depois você deve preencher sobre empregos anteriores, coloque somente os empregos onde você teve carteira assinada. Se não tiver tido nenhum, vai aparecer outra pergunta, sobre seus estudos, você deve preencher com informações da escola/colégio onde terminou o ensino médio.

E aí vão vir “somente” cinco páginas de perguntas sobre segurança e seu passado. Coisas como se já esteve envolvido em atividades ilícitas, se já foi preso, se pretende fazer alguma atividade ilícita nos EUA. A coisa sensata a fazer é responder tudo “não”, mas eu aconselho a ler pra saber exatamente o que você tá respondendo.

E aí, se estiver indo pela Disney, depois de todas essas coisas vai aparecer uma página chamada SEVIS. Atenção aí, porque a taxa SEVIS você só paga depois de completar esse formulário. O que ele pede então é uma informação que vem no seu DS-2019. É um número que começa com “N” e fica na parte superior direita do documento. Depois você precisa preencher com um outro número, que começa com “P”.

E aí é só revisar tudo, finalizar (marque “não” pra pergunta se alguém te ajudou a preencher o formulário) e salvar a página de confirmação. A foto agora é tirada no CASV e você precisa levar essa página de confirmação impressa quando for tirar o seu visto. Depois que terminar você deve ir pagar a taxa SEVIS. Pro programa da Disney, você deve pagar essa taxa com cartão de crédito, pois você precisa levar o comprovante quando for tirar o visto e, se pagar por boleto, vai demorar pra receber essa confirmação.

E aí, depois de tudo isso, você segue pro site onde faz o agendamento do visto. Você deve clicar na opção “Continuar” e criar uma nova conta. Já o visto, você pode pagar por boleto, mas também demora 2-3 dias pra receber a confirmação de pagamento e só depois de ter essa confirmação é que você pode marcar o dia. Mas eu volto depois pra falar melhor sobre isso.

p.s. parece que o DS-160 faz mais perguntas para homens.

Autor:

Sou uma daquelas que escreve, apesar de não me considerar uma escritora. Sou viciada em intercâmbios, professora de Inglês, estudante de Letras e dona da Yuki.

Comentários

