Publicado em Durante², Feriados², Segunda Vez: Holanda

Feriado: Sinterklaas Dag

Sábado – 06 de Dezembro de 2014

Querido Diário,

Ontem foi o dia do Sinterklaas aqui na Holanda. A história dele é diferente da do Papai Noel, e o dia também, que é dia 5 de Dezembro. É nesse dia que as crianças recebem os seus presentes e, pelo menos aqui na minha família, o natal mesmo não é celebrado.

Esse dia é voltado para as crianças, mas os adultos também ganham alguns presentinhos do senhor Sinterklaas. Eu não sei bem a história, mas parece que o Sinterklaas vem da Espanha de barco, no começo de Novembro, e fica viajando pela Holanda visitando as cidades (muitas cidades tem um desfile pra recebê-lo com os seus ajudantes, chamados de Zwarte Piets – que por acaso tá causando um grande debate aqui sobre racismo). Também é dito que, se você não tiver sido bonzinho, além de não ganhar presentes, o Sinterklaas vai colocá-lo dentro do saco dele e levar você com ele de volta pra Espanha. Por isso até que muitas crianças tem medo dele.

Aqui o kid ainda acredita na história, e ontem eu participei do jantar com a minha host family e pude ver como a coisa toda acontece. Jantamos com os avós maternos e paternos, e uma das ex au pair também veio com o marido. Depois do jantar a gente se reuniu na sala pra esperar o Sinterklaas vir e trazer os presentes. O kid tava bem empolgado, mas os presentes tavam demorando pra aparecer e a família toda decidiu cantar pra “chamar” o Sinterklaas. Foi bem legal de ver.

Depois o hosto disse que ele devia ir lá fora, checar se não tinha nada e foi aí que ele descobriu os presentes, em vários sacos, na porta de casa. Tinha tipo, uns 5 sacos grandes cheios de presente! Fiquei impressionada haha Os adultos que tinham comprado presentes colocou tudo dentro dos sacos, com o nome da pessoa que deveria receber o presente em cada pacote. Fizeram isso pra parecer que foi o Sinterklaas que trouxe presente pra todo mundo.

Daí o hosto ia pegando os presentes do saco e o kid ia entregando. Quem recebia abria na hora e mostrava pra todo mundo o que ganhou. Demorou um bocado pra abrirmos todos os presentes, mas foi bem divertido ver a empolgação da criança, tanto abrindo os próprios presentes quanto entregando e vendo o que cada um ganhou.

Meu hosto disse que algumas famílias fazem a entrega dos presentes à noite, com o jantar, e outras fazem durante a manhã do dia 6 de Dezembro. Ele falou também que, se o dia 6 cair em dia de semana, as escolas começam 1 hora mais tarde, pra dar tempo das crianças abrirem seus presentes. E nesse dia eles também permitem que as crianças levem um dos brinquedos que ganhou pra escola, pra mostrar pros amigos e brincar lá. Achei bem legal.

Em relação ao Zwarte Piet, tá tendo um grande debate pois eles são negros (e os brancos que os representam se pintam com tinta preta e colocam perucas), e muitas pessoas tem usado isso de forma racista. Muita gente tem dito que eles deveriam fazê-los de várias cores diferentes (Witte Piet, Rode Piet.. etc), mas aí vem outra galera dizendo “mas como vamos explicar isso pras crianças?” (a história agora é que eles são pretos porque se sujaram ao descer pela chaminé pra deixar os presentes).

Mas enfim, pelo que meu hosto explicou, parece que tem toda uma máfia por trás da história. Ele disse que as escolas mandaram um comunicado pros pais dizendo que a história que vão contar lá, vai ser a que foi divulgada nos noticiários (que eu não sei qual foi) e aí eles deveriam contar a mesma história, pras kids não desconfiarem. Achei fantástico.

Eu também ganhei alguns presentinhos, um deles foi uma letra de chocolate. É comum nesse dia as pessoas ganharem chocolate com a forma da letra inicial do seu nome. Já comi metade da minha ontem à noite mesmo.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s