Publicado em Durante², Feriados², Segunda Vez: Holanda

Feriado: Halloween 2014

Terça – 04 de Novembro de 2014

Querido Diário,

Vou falar aqui o pouco que eu sei sobre a comemoração do Halloween na Holanda. Não fiz nenhuma pesquisa a respeito, só vou comentar como foi comigo e o que eu ouvi por aí. Pra começo de história, ao pegar o meu menino na escola na sexta dia 31 de Outubro, fui recebida com a notícia de que ele ia ter uma festa de Halloween à noite. Já fiquei animada, afinal se ele tinha uma festa pra ir, eu não iria precisar fazer babysitting. Mas logo depois descobri que, na verdade, a festa era dele. Ele me disse que convidou uns amigos pra ir em casa à noite. Já soltei logo um “interessante, sua mãe não me disse nada a respeito disso”, e aí foi quando ele falou que ainda teria que confirmar com ela, mas que todo ano faziam isso.

Chegamos em casa e mandei mensagem pra mãe, que ligou depois confirmando que estava tudo bem e a tal da “festa” era somente uma caminhada pela rua, onde ela levava as crianças pra pedir doces. Ela ainda completou dizendo que provavelmente iria ter que cancelar o jantar com o hosto e eu dei pulinhos de alegria pois não teria que trabalhar à noite.

Eu, meu menino e o amigo dele chegamos em casa da escola e fomos decorar. A decoração dele não chega nem ao pés da que a minha host family dos EUA fazia. Acho que aqui na Holanda a celebração não é grande coisa, até porque eu nem notei outras casas aqui da vizinhança com decoração. À noite eu tive a opção de ir com a minha hosta e as crianças pra rua pro trick or treat, mas eu não tava muito animada e fiquei em casa mesmo, daí nem vi se as crianças estavam fantasiadas ou que tipo de doces eles tinham.

Pros adultos rolaram festas tanto na sexta quando no sábado à noite. Ouvi dizer que no sábado teve um desfile de Halloween em Amsterdam e uma festa depois, mas eu não fui conferir. Dá pra achar umas fotos pela internet e tinha umas fantasias bem da hora. E isso é tudo que eu sei sobre o Halloween aqui. Acho que a festa é maior pros adultos do que pras crianças.

Comentários

