Dica: Sobre a Vergonha de Comer

Sábado – 01 de Novembro de 2014

Querido Diário,

Esqueci completamente de escrever algo ontem, então vou compensar escrevendo hoje já que tenho um tempinho. Vim falar sobre o “problema” de ter vergonha de comer em casa, no caso, na casa da host family. Acho que isso acontece mais com Au Pairs de primeira viagem, ou durante os primeiros meses na host family. E acho que, a princípio, é totalmente compreensível.

Eu passei por isso no início com a minha primeira host family. Você tá numa casa que não é a sua, com pessoas que você nunca viu antes e é difícil se sentir confortável pra abrir a geladeira ou pegar algo no armário. Seria como ir ver um filme na casa da namorada do seu primo e, ao sentir fome, partir direto pra cozinha da moça procurar algo pra comer. Meio estranho, né?

Maaaaaas a situação aqui é pra ser diferente. Dentro dos direitos que você tem como Au Pair, está a obrigação da família de te alimentar. Eles tem que ter comida em casa pra você e você então tem o direito de comer essa comida! Por mais que você se sinta desconfortável fazendo isso no começo, eles sabem que isso faz parte do acordo e não vão (na maioria das vezes, pelo menos) falar alguma coisa por você estar comendo a “comida deles”.

Falei a maioria das vezes porque ainda existem famílias escrotas que não deixam a Au Pair comer em casa, ou só permitem que ela coma certas coisas, ou saem pra jantar e não deixa comida em casa pra Au Pair (e nem convidam pra ir jantar junto). Se esse for seu caso, fale com a sua agência!! A não ser que você seja daquelas sem noção que acaba com todo o leite que é comprado especialmente para aquela kid que não toma mais nada além disso, ou come todos os snacks e deixa as crianças sem ter o que levar pra escola, fale com sua agência porque sua família deve ter coisas que você possa comer na casa.

Nas minhas duas famílias eu tive uma certa sorte. Nas duas eu sempre pude/posso comer de tudo e a hora que eu quiser. Na primeira, eles ainda me perguntavam o que eu queria que comprasse no super mercado e às vezes eu ainda acompanhava a minha hosta pra poder pegar o que eu queria também. E agora na segunda eu que faço as compras pra semana e tenho liberdade pra pegar coisas que eu queira também (sem extrapolar, né?).

Pra completar o assunto de comida, tenho uma dica, na verdade duas. A primeira é: faça o máximo de refeições possíveis em casa. Todo mundo sabe que a gente não ganha muito, e comer fora de casa é gastar dinheiro. A segunda dica é: se for passar o dia fora de casa, tente fazer um lanchinho ou pegar algum snack pra levar. Daí já diminui o número de refeições que você faz fora de casa. Mas lembre-se: sua host family não tem nenhuma obrigação de te alimentar quando você está fora de casa. Então algum deles pode achar ruim você pegar comida pra levar nas suas saídas. Fique esperto!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s