Publicado em Au Pair², Durante², Segunda Vez: Holanda

Holanda: Como é a Minha Rotina

Domingo – 01 de Junho de 2014

Querido Diário,

Mais um post agendado, pois no momento ainda estou curtindo a minha viagem. Dessa vez já em Bruxelas (assim eu espero!). Vim falar de algo aqui que eu acho que é de interesse de quem vem ser au pair, o schedule, a rotina, o que eu faço no meu dia a dia, quais são minhas responsabilidades e, o mais importante, quando eu tenho tempo livre!

Diferente dos Estados Unidos, aqui na Holanda você só pode trabalhar no máximo 30h por semana. E como o meu menino já tem 8 anos e passa o dia na escola, eu acabo trabalhando um pouco menos do que isso. Outra diferença é que no seu trabalho aqui na Holanda está incluído algumas tarefas domésticas, não é como nos EUA que seu trabalho é somente relacionado às crianças. Pra explicar melhor isso eu vou falar sobre a minha rotina aqui.

Eu começo o dia às 7h quando eu tenho que descer pra ajeitar a mesa do café da manhã. Basicamente é colocar na mesa os pratos, talheres, copos e comida, e fazer o chá. Os hosts sempre tomam chá de manhã. Daí eu tomo o café com eles, hosts saem pra trabalhar e eu fico com o kid até às 8h15, quando a gente sai pra ir pra escola.

Quando eu volto eu limpo a mesa (guardo tudo e coloco coisas na máquina de lavar louça) e varro o chão da cozinha. A partir daí normalmente eu tô off até a hora de pegar ele na escola, às 15h.

Ele não tem tarefa de casa, daí a gente fica só brincando, usando o ipad, jogando videogame, ou jogando bola até a hora que eu começo a fazer o jantar, normalmente umas 17h15-17h30. Janto com ele às 18h, limpo a mesa e fico off depois que a hosta ou hosto chegarem em casa, normalmente umas 18h30.

Isso é o básico e o normal da minha rotina, mas tem algumas diferenças de um dia para o outro e às vezes eu tenho mais tempo off que o de costume, pois o kid gosta de ir pra casa de amigos depois da escola. Nesses dias eu ganho mais 2h off, pois ele fica no amigo de 15h às 17h. E as outras coisas que tem durante a semana são:

  • Segunda: vem uma pessoa para fazer a limpeza. Ela limpa a cozinha e o banheiro dos hosts. Ela também tira os lençóis da cama deles e aí eu tenho que colocar na máquina de lavar e de secar, dobrar e colocar em cima da cama deles depois.
  • Terça: o kid tem aula de hockey. Ele vai e volta de carona, daí ganho mais 1h45 de tempo livre.
  • Quarta: normalmente minha hosta está off do trabalho esse dia, por isso eu também fico off. Mas eu já precisei trabalhar dia de quarta, e aí é mais puxado pois o kid sai mais cedo da escola (acho que 12h15) e não tem nenhuma atividade durante a tarde, só o que salvaria é se ele fosse pra casa de um amigo.
  • Sexta: tenho que passar o pano no chão da cozinha e aspirar as escadas (tem carpete). Além disso, o kid tem hockey e fencing (esgrima). Daí ele vai de carona pro hockey, mas eu preciso ir depois levar ele de bike do hockey pro fencing. Fica tudo no mesmo “complexo” e dá 5 minutos de bike de um local pro outro (não vou comentar aqui que daria tranquilamente pra ele ir andando sozinho de um pro outro). Daí às vezes é só isso que eu tenho que fazer, ir lá e levar ele de um canto pro outro, e às vezes eu tenho que ficar lá pra trazer ele de volta pra casa (de bike). E algumas sextas eu tenho que ficar de babysitter também, porque os hosts gostam de sair pra jantar com amigos. Daí fico com ele até a hora dele dormir, e ele ainda gosta de que coloquem ele na cama.. sinto falta dos meus pré-adolescentes dos EUA nessa hora!

Além disso, quando tem roupa  pra lavar sou eu que coloco na máquina e depois penduro no varal. Minha hosta não gosta de colocar roupas na máquina de secar porque acha que encolhe e estraga a roupa. Daí além disso eu tenho que engomar tudo depois. Isso inclui roupas da hosta, do hosto e do boy. Mas normalmente tem pouca roupa.. eles devem repetir roupa com frequência..

Mas é isso aí. Essa é a minha rotina aqui. E ah, muito importante, eu tenho todos os fins de semana livre, mas isso não é regra do programa! Tem gente que tem que trabalhar em fim de semana também.

7 comentários em “Holanda: Como é a Minha Rotina

  1. Nossa, Manu, creio q seja bem impactante (pro lado poisitivo, claro rsrs) a questao das hras de trabalho a menos na vida auperiana, neah! Aqui, como eu tenho 3 meninos (4,6,8) to sempre limpando, fazendo quilos de laundry, etc e tals. Curti sua rotina e as horas livres! rsrs bjs

    Curtir

  2. Olá!
    Gostei muito do blog e do post, tem me ajudando a ter informações e tirar duvidas sobre o programa.
    Eu gostaria de poder ir para EUA e Holanda, mas tenho uma duvida…se eu ficar 2 anos nos EUA, eu consigo ir depois para Holanda em seguida? Ou só posso ser Au pair durante 1 lá e um na Holanda?
    Obrigada! Beijoss

    Curtir

    1. Oi moça! Então, como são dois programas diferentes, não importa o tanto de tempo que você passar nos EUA, você ainda pode ir para a Holanda depois, desde que você cumpra com os requisitos deles (ter até 30 anos, por exemplo). Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! haha espero ter esclarecido 😉

      Curtir

  3. Oi manu! Comecei a ler seu blog esses dias, já sabia do programa de au pair mas nunca tinha tido um certo interesse, mas quando comecei a ler seu blog me deu um up pra tentar ser au pair. Queria perguntar uma coisa, você preferiu a viagem para o EUA ou pra Holanda? Qual se acha que da pra aproveitar mais?
    Beijos

    Curtir

    1. Oi moça, que bom que gostou do blog! E os dois países são ótimos, a questão de aproveitar vai depender do que você quer aproveitar exatamente :p Na Holanda é bom porque você pode viajar com facilidade pela Europa, em compensação você ganha menos que nos EUA e lá é mais barato pra fazer compras também. Os dois tem suas vantagens e desvantagens. Espero ter ajudado!

      Curtir

Comentários

