Holanda: Andando de Trem

Segunda – 26 de Maio de 2014

Querido Diário,

O que não falta aqui na Europa são opções de meio de transporte. Daqui de Eindhoven eu posso pegar trem, ônibus ou avião para ir para outra cidade. E pra se locomover pela cidade eu uso a minha bicicleta, mas também tem ônibus à disposição. Eu ainda não peguei ônibus por aqui, então não posso falar muito sobre isso. Também ainda não viajei de avião, mas parece que o aeroporto daqui é “bem servido” e tem voos para várias cidades da Europa.

Em relação aos trens, tem dois apps muito legais que você pode baixar quando vem morar aqui, o 9292 e o Reisplanner. Os dois te ajudam a planejar a sua viagem, você coloca de onde quer sair e pra onde quer ir e eles te dão os horários dos trens e diz até de que plataforma o trem sai e em qual plataforma ele chega. Eu gosto de usar mais o 9292, mas o Reisplanner é mais “completo”. Ele te diz se tem construção ou outros problemas na sua rota, se tem perigo de o trem atrasar, e mostra também os valores das tarifas.

E pegar trem aqui é bem mais simples do que eu imaginava, principalmente devido a esses apps, que quebram mesmo um galho. No começo eu tinha medo de me perder, já que tudo é em Holandês (avisos, placas..), mas eu consigo me virar (normalmente com a ajuda também de mais um monte de au pairs super pacientes comigo haha). Vou no app e vejo em que plataforma pego meu trem, se tenho que mudar de trem no caminho e pra que plataforma tenho que ir e pronto. Ainda tenho medinho de ter alguma mudança no meio do caminho e eu não entender o aviso, mas por enquanto não tive problemas.

Uma coisa que é legal fazer depois que chega aqui é o OV-Chipkaart. Esse é um cartão de trem pra facilitar a sua vida, você coloca dinheiro nele e não precisa ficar andando com moedas pra comprar os tickets. Mas aí eu venho depois pra falar mais sobre ele =D

4 comentários em “Holanda: Andando de Trem

  1. Tava aqui lendo seu post e ja comparando a cidade que eu vivo aqui nos USA… como minha vida seria outra se aqui “existisse” transporte publico ou nem tudo ficasse a 30 min pedalando!!!!!!. Aqui onde moro nao tenho carro, Manu, mas a bicicleta, minha fiel escudeira nao me deixa na mao hahaha Acho que eu ia me amarrar pedalar na Europa! Adorei o post! ;**

    Curtir

    1. Ha! Usam sim haha Percebi agora que nem mencionei. Meus hosts usam carro e algumas (poucas) au pairs precisam dirigir com as crianças. Normalmente eles tem um bicicleta chamada bakfiet pra levar as crianças, ou uma cadeirinha atrás.

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s