Holanda: Resident Permit + BSN

Terça – 20 de Maio de 2014

Querido Diário,

Essa semana vai ser cheia de posts, só pra compensar a falta de posts nos últimos 20 dias! Mas então, eu vou falar hoje sobre duas coisas importantes que você TEM que fazer depois que chega aqui na Holanda. Vou começar falando sobre o Resident Permit. Esse é um cartão que você recebe do IND (órgão responsável pelos assuntos relacionados à imigração e naturalização aqui) e é a sua ID aqui, o cartão que você vai usar para provar que você está autorizado a morar aqui na Holanda por um ano (tem a data de validade no cartão, um ano contado a partir da sua data de chegada). É importante lembrar que: ao viajar para outro país, você precisa levar seu Passaporte + Resident Permit com você, pra não dar encrenca na hora de retornar para a Holanda.

Para ter esse cartão você precisa aguardar uma carta do IND avisando que ele está pronto. Mas aconteceu algum problema (sou azarada com algumas coisas, vou dar outro exemplo futuramente) e não recebi (no caso, minha agente) a carta, mesmo duas semanas depois de já estar aqui na Holanda. O que eu fiz? Fiquei enchendo o saco da minha agente, é claro! E aí ela foi atrás do IND e descobriu que houve um problema e não tinham nem mandado fazer o cartão!! Mais um tempo depois e nada da carta chegar, daí enchi mais o saco dela e ela ligou no IND pra saber o que tava acontecendo, foi aí que avisaram que, apesar da carta não ter chegado, o cartão já estava pronto e eu já podia ir lá pegar. Ufa! Ah, não precisa ligar pra marcar um dia pra ir, é só aparecer levando seu passaporte.

Apesar dessa enrolação toda, chegando no IND foi tudo bem rápido. Você recebe uma senha e aguarda a sua vez. Daí a moça conferiu que meu cartão estava mesmo pronto, checou meu passaporte, pegou minhas digitais e entregou o cartão pra mim, finalmente. De lá eu corri (no caso, pedalei) pra prefeitura (Gemeente) pra poder me registrar, maaaas lá eles exigem que você ligue e marque um dia pra ir. E tem que ligar mesmo, eu não pude marcar enquanto estava lá! Cheguei em casa, liguei e marquei pra semana seguinte.

Voltei lá no dia marcado levando: passaporte, resident permit, certidão de nascimento + tradução, cópia da identidade da minha host mom e um formulário preenchido por ela dizendo que eu posso morar aqui na casa dela. Essas duas últimas coisas você só precisa levar se tiver indo sozinha, se sua host mom ou seu host dad forem com você, não precisa levar nenhumas das duas coisas.

O processo lá foi bem rápido também, conferiram todos os meus documentos, tiraram cópias e fizeram meu cadastro. Na mesma hora eu recebi o meu BSN (em holandês é: burgerservicenummer), que é um número tipo o Social Security que você faz quando vai morar nos Estados Unidos. Você não precisa ficar andando com o papel com você, pode deixar em casa mesmo.

E é isso! Só depois de estar devidamente registrada é que você pode abrir uma conta no banco aqui, e eu volto próximo post pra falar sobre isso.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s