Holanda: Certidão de Nascimento (Parte 4)

 Domingo – 18 de Maio de 2014

Querido Diário,

Voltei rapidinho só pra finalizar a questão sobre a Certidão de Nascimento. Tenho que voltar com mais frequência aqui pra contar como estão as coisas, eu sei, mas tem dado uma preguiça de escrever! Mas aguardem posts sobre: cartão de crédito + abrindo conta no banco, exame de tuberculose, resident permit + registro na prefeitura, meios de transporte, e schedule. Além de posts sobre passeios que já fiz. E  por enquanto é isso!

Mas então, depois que eu recebi a Certidão de volta da tradutora (sem ter sido traduzida – veja aqui), o próximo passo foi levar no Consulado pra ser autenticada. Aqui em Fortaleza tem um Consulado Honorário, e tá custando muito caro R$ 83,00 pra autenticar. Você leva num dia e recebe no outro. A Autenticação é feita somente na Certidão mesmo, e não na tradução. Você precisa já ter levado a Certidão no MRE pra depois autenticar. Mas a autenticação pode ser feita antes ou depois da tradução. Deu pra entender?

Então, pra resumir os passos com a Certidão de Nascimento:

  1. Pedir uma segunda via da sua certidão de nascimento no cartório (acho que tem que ser o cartório onde você foi registrada)
  2. Mandar pro MRE pra ser legalizada
  3. Enviar para ser traduzida + enviar para ser autenticada no consulado (a ordem não importa, mas tem que fazer as duas coisas).

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s