Feriado: King’s Day

Segunda – 28 de Abril de 2014

Querido Diário,

Esse fim de semana foi comemorado o primeiro dia do Rei da história da Holanda. Ano passado o rei Willem Alexander assumiu o trono, depois que a agora Princesa Beatrix (que era a Rainha na época) renunciou. O dia é um feriado nacional e vai ser agora comemorado todo 27 de Abril, que é o dia no aniversário do atual rei. Esse ano, porém, o dia caiu num domingo, por isso as festividades foram transferidas para o sábado, dia 26 de Abril.

Só que as festas já começaram na noite de sexta, noite agora conhecida como King’s Night. Nesses dias de comemoração a galera vai toda pra rua, normalmente vestidos de laranja* (já explico isso) e fazem a festa, literalmente. São montados palcos nas cidades e tem muita música, bebida e movimento o tempo todo.

DSCN5744

*A cor laranja foi adotada na Holanda por ser a cor da Família Real Holandesa, que começou com o Willem van Oranje (esse era o nome dele mesmo). Hoje a cor simboliza o orgulho com o país e em ser holandês.

Um monte de laranja e brasileiros pra você.
Um monte de laranja e brasileiros pra você.

Eindhoven (e também Utrecht) tem uma das maiores festas, mas o babado maior é mesmo em Amsterdam. Milhões de pessoas vão para as ruas e, no sábado, a festança começa cedo. Cheguei lá por volta de 11h30 e as ruas já estavam lotadas. Passei o dia (saí de lá somente às 19h30) andando pelas ruas e não teve UM só local ou rua que passei que tivesse tranquilo. Tinha pessoas por todos os lados. E laranja.

DSCN5784

Tinha pessoas na rua andando sem rumo, dançando, bebendo, vendendo coisas (nesse dia é permitido levar suas coisas/comidas/serviços pra rua como num grande mercado ao ar livre) ou indo pra algum lugar. Também haviam várias pessoas passeando e festejando nos barcos pelos canais. Passei um tempo num parque, chamado Vondelpark, e lá tinha muita gente só “acampando”, sentados ou deitados na grama curtindo o momento, bebendo, conversando, jogando ovos nos outros (não sei qual a diversão que eles veem em jogar ovo no outro), brincando e fazendo guerra de travesseiro.

DSCN5762

É um dia muito feliz e de comemoração para os Holandeses. Não vi nenhuma confusão ou briga, as pessoas estavam sorridentes pelas ruas aproveitando a festa. Tinham várias barracas com comida e bebida sendo vendidas. Também tinha banheiro por todo o canto, mas normalmente você tinha que pagar 1 euro pra usar. Pros homens era mais fácil, tinha uns “mictórios públicos” (que eu achei bem esquisito por sinal.. se passar por perto não fique olhando!).

Foto retirada do GOOGLE.
Foto retirada do GOOGLE.

Claro que, com uma multidão dessas, é sempre bom ficar esperto. Cuidado com suas coisas, preste atenção em sua bolsa e nas coisas que está carregando e vai dar tudo certo. O clima tava bom, mas eu levei uma mochila com um agasalho, caso esfriasse. Outra dica é levar suas bebidas e comida. Vai estar tudo muito caro por lá, e eles só são permitidos vender uma latinha ou garrafa de bebida alcoólica por pessoa, por vez. Então se não quiser ficar voltando pra comprar bebida, leve logo sua sacola.

Eu não tive problemas com o trem, nem na ida nem na volta, mas eles aconselham a sair com antecedência pois pode ter atraso. Preste atenção nos horários dos trens nesse dia, pois podem sofrer mudanças, principalmente nos trens indo pro aeroporto ou para outros países.

E viva o rei!

BeFunky_DSC_1308.jpg



Uma resposta para “Feriado: King’s Day”.

  1. que massa princesa! deve ter sido um dia bem interessante e diferente.beijos da mamãe.

    Curtir

Comentários