Publicado em Antes², Segunda Vez: Holanda

Holanda: O Visto MVV (Parte 1)

Sexta – 19 de Fevereiro de 2014

Querido Diário,

Vou falar um pouquinho sobre o tipo de visto que a gente tira pra ir ser Au Pair na Holanda. Esse é um visto de residência temporária chamado normalmente de MVV. Fui olhar no Google e o nome completo do negócio é Machtiging Voorlopig Verblijf. Melhor chamar só de MVV mesmo.

O processo pra tirar o visto pra Holanda é diferente do pra tirar o visto pros EUA, obviamente. Países diferentes, processos diferentes. Enfim. Pra começo de história, quem inicia o processo do visto é a sua Host Family e agência, lá da Holanda. Depois que eles dão entrada no processo lá, se o visto for aprovado, você vai fazer a sua parte aqui.

Agora uma notícia ruim pra quem vai ser Au Pair a partir desse ano: houve uma mudança no processo e agora você precisa comparecer à Embaixada em Brasília, ou aos Consulados no Rio ou São Paulo (e somente em um desses 3 lugares) pra fazer um cadastro biométrico. Antes, eu poderia somente comparecer ao Consulado Honorário aqui em Fortaleza pra continuar o processo. Lá se vão vários dinheiros com passagem.

Enfim, a Host Family dá entrada no visto e a Embaixada te avisa quando eles receberem a informação de que seu visto foi aprovado (o meu demorou uns 3 dias úteis. Foi ligeiro-bala). Daí eles vão pedir pra você avisar onde você vai comparecer (Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo) e aí você tem até 3 meses pra ir lá.

Você precisa agendar no site da Embaixada um dia pra ir e, uma coisa que eu nem sabia, você passa por uma entrevista no dia. A agência e a Embaixada também vão te informar os documentos que você precisa levar no dia, que no caso são:

  • Passaporte
  • Certidão de Nascimento legalizada (agência mandou levar, Embaixada não falou nada disso)
  • Formulário MVV preenchido (agência te manda esse formulário por email)
  • 2 fotos tipo passaporte (falei sobre elas aqui, e aqui. Você também precisa colar uma foto no Formulário MVV)
  • Cópias do passaporte da sua Host Family (só a parte com a foto, a agência manda por email também)
  • Cópia do acordo entre você e sua Host Family.

Troquei alguns emails com a Embaixada e eles me disseram que está demorando por volta de 10 dias úteis pro visto sair. Também disseram que eu poderia deixar pago o Sedex pra eles enviarem meu Passaporte aqui pra casa. Falaram que o Sedex era a única coisa que eu tinha que pagar, mas a Karina (falei sobre ela aqui) postou que precisou pagar R$ 90,00 porque eles enviavam o passaporte pro Chile. Então, por via das dúvidas, vou levar muitos dinheiros pra ver se cobre todos esses gastos.

Como o processo mudou e eu não esperava ter que gastar indo pra Brasília, consegui que minha Host Family concordasse em pagar metade da minha passagem pra lá.

Autor:

Sou uma daquelas que escreve, apesar de não me considerar uma escritora. Sou viciada em intercâmbios, professora de Inglês, estudante de Letras e dona da Yuki.

Comentários

