Publicado em Antes², Segunda Vez: Holanda

Holanda: Certidão de Nascimento (Parte 1)

Segunda – 17 de Fevereiro de 2014

Querido Diário,

Quem já fez ou está fazendo o processo pra ser Au Pair na Holanda deve saber da complicação que é resolver esse lance da Certidão de Nascimento. Pelo menos pra mim essa foi a parte mais chata. Quando fechei com a agência eles me mandaram um email falando de toda a documentação necessária, e em relação à Certidão de Nascimento eles só disseram isso:

“Birth certificate (Translated in to English, legalized by ministry of Foreign Affairs and Legalized by Dutch embassy or – certified with an apostille certificate)”

Eu já sabia que o lance era complicado e nem pedi mais informações pra agência, fui direto atrás das meninas que já tinham passado por isso pra ver o que eu tinha que fazer direitinho. Procurei principalmente no Grupo do Facebook (Brazilian Au Pairs in the Netherlands – Um GRANDE obrigado à Karina, que explicou direitinho o que tinha que ser feito).

Vou falar então aqui o que a Karina me explicou, o que eu fiz, e meus gastos (porque sempre tem que gastar com alguma coisa). Primeiro é preciso dizer que é bom começar a fazer isso da Certidão logo, pois é o mais demorado, então quanto antes melhor. Pra começar, você precisa ir no Cartório e pedir a segunda via da sua Certidão de Nascimento. Eles queriam que a gente voltasse lá com 2 dias pra retirar, mas meu pai é cheio dos queixos, daí ele conseguiu que a gente pegasse a segunda via no mesmo dia.

Depois disso, você tem que enviar a Certidão pro MRE pra ser legalizada. Você não paga pela legalização, e várias cidades possuem um local de atendimento (confira aqui o site do MRE, os locais de atendimento, e o procedimento a ser tomado). Como eu tenho um tio que mora em Brasília, eu enviei a Certidão por Carta Registrada pra ele. Paguei também pelo envelope pra ele me mandar de volta depois. Daí ele foi lá no MRE pessoalmente pra eles legalizarem na hora. Se eu enviasse direto pro MRE, ia demorar de 15-20 dias pra eles me devolverem.

O processo todo de enviar a certidão pra ele, ele levar lá no MRE e me enviar de volta demorou por volta de 2 semanas. Depois disso é preciso traduzir a Certidão pro Inglês ou pro Holandês e autenticar no Consulado. Se o tradutor não for reconhecido na Holanda, você tem que mandar a tradução pro MRE pra ser legalizada também. Mas vou falar mais sobre isso depois.

p.s. Confira os gastos aqui.

Autor:

Sou uma daquelas que escreve, apesar de não me considerar uma escritora. Sou viciada em intercâmbios, professora de Inglês, estudante de Letras e dona da Yuki.

Comentários

