Publicado em Antes², Segunda Vez: Holanda

Tirando o Passaporte

Segunda – 20 de Janeiro de 2014

Querido Diário,

Meu passaporte tem data de validade pra Fevereiro de 2015, mas como eu vou ficar na Holanda até Abril de 2015, precisei tirar um novo. Você pode tirar um passaporte novo a qualquer momento, ele não precisa ter vencido. E o passaporte não é renovado, você recebe um novo mesmo, com foto nova, número novo e tudo o mais.

Pra tirar é bem simples: basta ir no site da DPF, ver qual a documentação necessária, e depois agendar o dia. Eu agendei o meu em Novembro, mas só tinha vaga pra Janeiro, por isso só fui agora na sexta, dia 17. Tem que levar a documentação original, não precisa de cópias: passaporte anterior, se tiver; identidade; CPF; título de eleitor e comprovantes que votou na última eleição ou certidão de quitação eleitoral (se você for homem, naturalizado ou já tiver mudado de nome, tem uns documentos a mais pra serem levados). É bom sempre conferir direto no site, porque podem mudar a documentação.

Você tira a foto lá mesmo, então não precisa mais levar. Não achei no site nada falando sobre que roupa usar no dia (por causa da foto), mas fui com uma blusa de manga e não quis usar branco, porque acho que ia ficar muito claro. Eu fui também de bermuda e chinela, mas na porta diz que é proibido a entrada de bermuda. Mas ninguém reclamou ou falou nada, então não sei se alguém pode encucar com isso algum dia.

Eu estava agendada pras 15h, mas cheguei lá às 14h30 (eles recomendam chegar com 15 minutos de antecedência) e fui logo no balcão falar com a mocinha. Ela conferiu todos os meus documentos e me mandou pra salinha seguinte, onde só tinha uma mulher com a filha na minha frente. Depois daí um rapaz me atendeu, conferiu minha identidade, deu uns furinhos no meu passaporte antigo e me deu uma senha. Logo depois chamaram meu número, daí foi só conferir meus dados, colocar as digitais e tirar a foto.

Foi tudo bem rápido e eu já estava saindo de lá às 15h. Agora é só esperar, pois leva uns 6 dias úteis pro passaporte ficar pronto. Você pode acompanhar o andamento pelo site da DPF e aí, quando estiver pronto, tem que voltar lá pra pegar.

Autor:

Viciada em intercâmbio, professora de Inglês, estudante de Letras e dona de uma cachorra chamada Yuki. Uma daquelas que escreve, acumula livros e nunca ganha sorteios.

4 comentários em “Tirando o Passaporte

  1. Manuuuuu… até que enfim cheguei no ultimo post. Li seu blog todinho desde o começo! Ah loka! Rsrs… mto legal sua historia de au pair, suas kids… sua host family. Espero que vc tenha a mesma sorte de encontrar uma família legal na Holanda igual sua familia do EUA.
    To aqui acompanhando viu!!!
    Boa sorte!!

    Curtir

  2. Oi, Manu! Então o visto de turista que você tirou há pouco, acredito que no seu passaporte anterior, ainda será válido mesmo com o passaporte novo, certo? Porque eu “renovei” o meu também e fiquei na dúvida se o visto de turista que tenho ainda valeria 🙂 beijos

    Curtir

    1. Oi moça! Então, o visto ainda vale, mesmo sendo no passaporte antigo. Só que na hora de viajar pra lá eu tenho que levar tanto o passaporte novo e válido, quanto o passaporte antigo, porque é ele que tem o visto!

      Curtir

Comentários

