Publicado em Antes², Segunda Vez: Holanda

Holanda: Agência

Sexta – 10 de Janeiro de 2014

Querido Diário,

A última coisa que eu escrevi foi falando sobre o meu match. Pra quem não sabe, eu fechei com uma família que foi indicada por uma Au Pair brasileira que está lá com eles agora. Depois que fizemos o match, foi a hora de ir atrás de uma agência. Eu gostaria de ter ido com a House O’ Orange, e teria até ido se eu não tivesse achado a família antes. Já estava enchendo o saco da Karin (representante da agência aqui no Brasil) com dúvidas e já tinha até imprimido todos os formulários e começado a preencher.

O problema foi que a minha host family achou essa agência muito cara. Daí eles sugeriram uma chamada Au Pair Trust, porque um vizinho deles a usa. Mas eu não consegui muitas informações sobre essa agência e ainda teve uma história mal contada de uma Au Pair que foi com eles em 2012 acho e teve uns problemas. Fiquei com o pé atrás.

Sugeri então outra agência muito conhecida, a HBN, que também tem uma representante aqui no Brasil e inclusive foi Au Pair lá pela própria agência (antes de ter se tornado representante). Mas a minha host family também achou caro. E foi aí que chegamos na nossa agência, a Au Pair Amsterdam.

Essa agência não tem representante aqui no Brasil, então eu tenho que lidar diretamente com a pessoa responsável lá na Holanda. Futuramente eu vou falar sobre todos os formulários que eu tenho que preencher e todos os procedimentos que eu tenho que tomar, mas como eu estou indo com um pre-match (achei a família antes de entrar na agência), acho que vão ter algumas diferenças em relação aos procedimentos que você tem que tomar se fechar com a agência primeiro e procurar uma família através dela.

Mas sobre a agência: eu não recomendo. Tem só uma mulher “cuidando” de tudo e ela não parece saber muito o que está fazendo. Tenho que mandar vários emails pra ela, pra conseguir que ela responda pelo menos um. Se eu pergunto mais de uma coisa no email, parece que ela faz um sorteio e só responde a uma das minhas perguntas. Tenho que ficar mandando vários até conseguir que ela responda tudo e olhe lá. Enfim, tá difícil..

Em relação a busca por famílias, algumas pessoas usam o site do Au Pair World pra achar uma, mas você deve ter cuidado com famílias falsas. Uma opção boa é fazer parte do grupo Brazilian Au Pairs in The Netherlands no Facebook, pois de vez em quando aparecem meninas que vão terminar o ano de Au Pair e oferecendo a família delas.

EDIT: Terminei meu ano de Au Pair e a agência não serviu de nada mesmo. Depois que cheguei na Holanda a mulher só apareceu uma vez pra fazer uma “visita”, mas não passou nem 10min lá, e nem olhou a casa ou onde era meu quarto. Foi tosco. E aí, ao final do programa, ela apareceu de novo pra dizer as coisas que eu tinha que fazer antes de ir embora e pra confirmar que eu tinha mesmo ido embora (pedindo foto da passagem e tudo mais). Eu não tive nenhum problema com minha host family, por isso nunca fui atrás dela pra nada, mas duvido que ela daria algum suporte decente.

Autor:

Sou uma daquelas que escreve, apesar de não me considerar uma escritora. Sou viciada em intercâmbios, professora de Inglês, estudante de Letras e dona da Yuki.

Comentários

