Publicado em Veja Mais:, Viagens pelo Brasil

Viagem: Recife 2013 (Parte 2)

Olinda (Quinta)

Esse dia era livre, pois eu não tinha que resolver nada em relação ao visto. Minha mãe tava a fim de ir pra Olinda e aí perguntamos pra nossa anfitriã como fazíamos pra ir pra lá. Por sorte, a área lá é bem servida de ônibus, e só precisamos atravessar a rua pra pegar um que nos levava direto para Olinda. O ônibus que a gente pegou foi o 930 – Rio Doce/Dois Irmãos, e ele passa na Av. Rui Barbosa, próximo ao Parque da Jaqueira. Pra conferir o itinerário dele bem direitinho (e de outros ônibus), basta acessar o site da Grande Recife.

Pegamos então o ônibus por volta de 10h40, esse custou R$3,35. A viagem demorou por causa do trânsito (já disse que é horrível?) e chegamos em Olinda às 11h25 mais ou menos. Eu desci meio na doida, mas acertei o canto que queria descer. Foi na Praça do Carmo, e só acertei porque estava de olho na igreja dessa foto:

Igreja do Carmo. Que fica na... Praça do Carmo!
Igreja do Carmo. Que fica na… Praça do Carmo!

Acho que essa parada é a primeira depois de um mercado grandão… que eu não sei o nome. Mas, pra garantir, é sempre bom pedir pro cobrador ou motorista avisar quando chegar na Praça do Carmo. Se você quiser descer lá, né. A gente desceu e ficou meio ao léu por uma hora, andando pra lá e pra cá (minha mãe não sabia pra onde queria ir). Mas ali mesmo perto da igreja tem um local com informações pra turistas. É o canto que tem um I grandão na frente.

Turista

A gente passou lá duas vezes, na primeira só pegamos o mapa (de graça). Na segunda, eu peguei o mesmo mapa, só que dessa vez a moça me deu uma sugestão de roteiro a seguir e foi desenhando o caminho no mapa pra mim. Aí isso nos deu um rumo e começamos subindo a Rua São Francisco, que é a da lateral do Centro de Informações Turísticas.

Mapa

Subimos uma ladeira do mal, com um sol de matar, e passamos em frente ao Convento de São Francisco, que eu nem parei pra olhar porque queria terminar logo aquela subida. Ao final, dobramos à esquerda na chamada Rua Bispo Coutinho. Bem de frente tem um monte de mato e um tal de Seminário de Olinda/Igreja de Nossa Senhora das Graças. Parece que se subir lá dá pra ter uma visão legal da cidade, mas minha mãe não quis ir. E também tinha uns caras esquisitos por perto.

Seguimos e achamos várias lojinhas vendendo coisas locais, comidas, artesanato, roupas… paramos em praticamente todas elas. Logo em seguida tem tipo uma feirinha, umas barraquinhas vendendo basicamente a mesma coisa das lojinhas. Comprei meu copinho de souvenir numa das barraquinhas, porque estava mais barato que nas lojinhas. Comprei por R$5,00.

Do lado das lojinhas e barraquinhas fica a Igreja da Sé (Igreja do Senhor Salvador do Mundo). Ela não tá muito conservada no exterior, mas dentro ela é bem bonita. Entramos porque minha mãe queria ver como era.

Depois de lá, descendo umas escadinhas, tem uns restaurantes. Passamos lá pra dar uma olhada nos preços, mas eu achei caro. Na mesma rua, depois das barraquinhas, ainda tem o Elevador Panorâmico. Nós não fomos lá, então nem posso dizer nada a respeito da vista ou dos preços. Continuamos andando na mesma rua e achamos mais lojas vendendo artesanato e coisas locais, e também mais restaurantes (tinha um que vendia tapioca).

A Rua do Bispo Coutinho faz uma curva descendo. A curva pra descer fica numa parte bem esquisita, em frente à Igreja da Misericórdia. E misericórdia! A ladeira pra descer é quase tão ruim quanto a que a gente subiu. Como já era por volta de 13h30 e minha mãe tava cansada de andar no sol, a gente dobrou à esquerda na Rua do Bonfim pra chegar de volta na Praça do Carmo.

Do lado do local de informações turísticas tem um self-service com preços amigáveis. Paga-se R$2,79 se não me engano por 100g, mas a gente pediu um Prato Executivo que custou R$7,50. Foi comida suficiente, vinha arroz, macarrão, feijão, verdura, e você escolhia se queria galinha ao molho, peixe à milanesa ou calabresa. Eu escolhi o peixe e tava gostoso.

Pegamos o mesmo ônibus pra voltar, ele passa ali na Praça do Carmo mesmo. Uma coisa legal que eu achei é que nas paradas de ônibus, tem a informação de quais ônibus passam por lá (sem nome, só os números). Não esperamos muito pelo ônibus e a viagem de volta foi mais rápida. Descemos no Parque da Jaqueira e andamos lá por dentro. Eu achei ele bem grande e bonito. Tinha muita gente correndo, caminhando, andando de bicicleta, brincando ou fazendo exercícios. Uma coisa que eu gostei em Recife é que eu pude ver que tem alguns parques em boa conservação e as pessoas realmente os utilizam.

Pra fechar o dia, à noite fomos eu, minha mãe, nossa anfitriã e uma vizinha dela ao teatro da Caixa Econômica, o Caixa Cultural. Pegamos um ônibus pra ir pra lá (R$2,15), mas tivemos que descer antes porque, aparentemente, Recife tem comemoração de Ação de Graças. Estava tendo shows e até a Elba Ramalho apareceu por lá.

Antes de ir ao teatro nós passamos no Paço Alfândega, o objetivo era ir no terraço, mas estava fechado. A peça que vimos foi a O Amor de Clotilde por um Certo Leandro Dantas. Custou R$5,00 + 1kg de Alimento e eu até que gostei. Eu comecei meio descrente de que aquela peça ia prestar, mas eles conseguiram arrancar umas risadas de mim e eu até recomendaria irem ver. Acho que depois de Recife eles estavam indo se apresentar em Brasília. A peça durou por volta de 90 minutos.

Autor:

Sou uma daquelas que escreve, apesar de não me considerar uma escritora. Sou viciada em intercâmbios, professora de Inglês, estudante de Letras e dona da Yuki.

3 comentários em “Viagem: Recife 2013 (Parte 2)

1. MánuUu,

Preciso fazer um roteirinho legal por Recife…
    Só conheci o aeroporto e engarrafamento. Principalmente o engarrafamento rs