Publicado em Au Pair, Durante, Primeira Vez: EUA

Dificuldades com Inglês: Seu Nível é Suficiente?

Quarta – 13 de Novembro de 2013

Querido Diário,

A ideia pra esse post surgiu quando eu li o título de um artigo no site do English Experts. Eu nem li o artigo ainda, mas o título é: O básico da comunicação em Inglês: falar ao telefone. E foi aí que eu me lembrei de como eu não gostava meeeesmo de atender o telefone lá nos Estados Unidos, quando alguém ligava pra casa. E isso me fez lembrar de outras coisas que eu vou falar agora também.

Primeiro, o telefone. Eu não gostava de atender porque eu nunca entendia direito o que a outra pessoa estava falando. Daí era horrível pra tentar dar o recado pra alguém depois, já que eu não tinha entendido a mensagem direito! Com o tempo eu passei a atender só aqueles que eu tinha certeza quem era e precisava atender (tipo o host dad ou a escola dos meninos, por exemplo). E os outros eu deixava tocando mesmo, já que iam acabar deixando uma mensagem na secretária eletrônica e minha hosta ouviria depois.

Além da dificuldade em ouvir, eu tive mais dificuldade do que eu pensei falando também. Você estuda anos de Inglês aqui no Brasil, na escola ou em escolas de idioma e acha que seu nível de Inglês é muito bom, mas quando chega lá o negócio pega! Eu não sei se já comentei aqui antes, mas eu percebi que a minha maior dificuldade era quando eu estava falando com a host mom. Eu acho que é porque eu ficava nervosa e aí o negócio piorava.

No começo eu gaguejava bastante. E também demorava pra falar qualquer coisa. Às vezes eu tinha que parar pra pensar no que eu queria dizer, e muitas vezes ainda saía errado!! O pior era quando eu errava coisas básica, tipo, eu trocava MUITO os pronomes ele/ela. Eu queria falar he e acabava falando she. Não tenho ideia do porquê. O básico do básico, né? Pior que isso não tem.

Além disso teve vários erros de vocabulário, claro. Tipo no dia que eu falei “I’m not a big cooker” (o certo é cook mesmo. Aparentemente cooker é outro nome pra stove). E deixa eu ver se teve mais coisas… é não lembro de mais nada por enquanto! Então era isso! Tenha fé que com o tempo melhora =)

Ah, dica: tem muita gente que desvaloriza isso de saber Inglês antes de vir. Acha que pode vir só com o básico do básico e chegando aqui se vira e aprende mais. Poder até pode.. mas tem uma coisa que me falaram uma vez e eu não esqueci: imagina que você tá numa situação ruim e precisa pedir ajuda. Você vai conseguir se comunicar com alguém pra explicar o problema e ter a ajuda que precisa? Outra situação: se você tem problemas com a host family, vai ser muito mais difícil de tentar resolver se não conseguir se comunicar direito com eles. Então, pense nisso!

Autor:

Sou uma daquelas que escreve, apesar de não me considerar uma escritora. Sou viciada em intercâmbios, professora de Inglês, estudante de Letras e dona da Yuki.

Comentários

