Publicado em Pós-Au Pair, Primeira Vez: EUA

Pode Ser Au Pair Duas Vezes?

Quarta – 28 de Agosto de 2013

Querido Diário,

Vez ou outra aparecem ex-au pairs falando em ser au pair de novo. Quando eu fui, tinha uma brasileira que estava indo pela segunda vez. E eu gostaria de ir de novo também. Se eu pudesse. Ou melhor, se eu tivesse certeza ABSOLUTA de que eu posso ir de novo. E logo. Algumas acham que é loucura, outras não conseguem tirar isso da cabeça. Acho que a vontade de ser au pair de novo vai depender de muitas coisas, como por exemplo: de como foi a sua primeira experiência, sua relação com sua host family, onde você morava lá e onde você mora no Brasil, seus objetivos…

Eu acabei de voltar pro Brasil praticamente, mas já estava pensando em ir de novo pros EUA. E como au pair. O problema é que tem várias regrinhas em volta desse programa, o que dificulta isso. Além de outras coisas que vou abordar daqui a pouco. Mas, em relação às regras, tem duas que são principais no meu caso.

Primeira: dizem que, depois de ter participado de um programa nos EUA com o visto do tipo J1 (que é o que a gente pega pra ser au pair), você deve permanecer no seu país de origem por, pelo menos, dois anos antes de aplicar pra um novo visto tipo J1.

Segunda: o limite de idade pra ser au pair nos EUA é de 27 anos. Eu já faço 26 esse ano.

Resultado: se fosse pra eu ser au pair de novo, teria que ser agora. Em menos de um ano, já que eu faço 27 próximo ano. Mas, se eu tenho que esperar dois anos pra tirar um novo visto tipo J1, acabaram as minhas chances.

Essa regra dos dois anos sempre foi muito confusa pra mim. E, infelizmente, ainda é. Eu mandei email pra várias agências que oferecem o programa de Au Pair (STB, CI, APIA, entre outras) pra perguntar se eu poderia ser au pair de novo, mesmo tendo acabado de voltar de lá. Algumas disseram não logo de cara. Avisei que tanto no meu visto, quanto no meu DS, existe a observação: “Bearer is not subject to section 212(E). Two year rule does not apply” e perguntei se isso significava que eu sou isenta da regra e poderia sim aplicar pro au pair novamente com menos de dois anos no Brasil. Algumas ainda disseram que não, eu não poderia ser au pair de novo. Outras disseram que sim, já que eu tinha isso no meu visto, eu poderia ser au pair logo agora de novo. A STB decidiu me ajudar a descobrir.

A STB mandou então email pra APC, pra sede nos EUA. Depois de alguma espera, eles responderam dizendo que eu poderia ser au pair de novo, mas que seria bom eu esperar um pouco antes de começar com o processo de novo. Quando perguntamos quanto tempo eu deveria esperar, eles responderam isso:

This is a unique case. Given her recent return and having been an extension au pair I would be concerned about her reapplying. Perhaps she can speak and receive advice from the Consulate in Brazil? If she is able to receive an official note saying she can reapply we could review her application. I am concerned that they would question her reasons for reapplying so quickly.”

Resumindo: a APC também não sabe se isso seria possível e o consulado poderia ficar encucado com meus motivos pra voltar tão rápido. Coisa que eu já estava pensando antes também. O pior não é nem que as agências não saibam se isso é possível, é que os próprios consulados não sabem.

Mandei email pro consulado em São Paulo e pro do Rio de Janeiro. O de São Paulo disse que eu poderia aplicar pro J1 pra ser au pair de novo. O do Rio disse que não. E aí? Ainda mandei email pra um órgão responsável por coisas de vistos nos Estados Unidos e, pelo que eu entendi da resposta deles, eu não poderia ser au pair de novo. Veja aí uma parte:

“If you intend to pursue a 2nd J-1 exchange program (in a different category and with a different J-1 sponsor) you will need to apply for a new J-1 visa for your new exchange program and new J-1 sponsor – in order to enter the U.S. for the 2nd program.”

Eu entendi que eu poderia aplicar pra um novo J1, mas pra um programa diferente e com um sponsor diferente (ou seja, algo que não seja au pair e algo que não tenha a APC como sponsor).

Se eu tivesse dinheiro sobrando, eu aplicaria de novo só pra acabar com a dúvida se pode ou não pode. Mas como as coisas tão muito confusas, uns dizem que podem e outros dizem que não podem, eu acho que é melhor não arriscar, né? Se alguém aí souber de mais informações, compartilhem!

Autor:

Viciada em intercâmbio, professora de Inglês, estudante de Letras e dona de uma cachorra chamada Yuki. Uma daquelas que escreve, acumula livros e nunca ganha sorteios.

13 comentários em “Pode Ser Au Pair Duas Vezes?

  1. Nossa, eu estou na mesma cituação que vc, porem eu ja complei 1 ano que eu voltei, e ja estou com 26, e quando eu completar o 2 anos de retor eu ja vou estar com 27, e no meu visto tbm esta escrito q 2 anos ñ se aplica… E agora soje???

    Curtir

  2. Eu mandei um email pro cansulado, mas ate agora nada, na real eu acho que eles estão despreparados, pq nem eles mesmo sabem passar a informação correta….

    Curtir

  3. Ola, eu estou no Brasil há 1 mes porque voltei da Holanda… Fui au pair nos EUA em 2010 ate 2012, fiquei no pais por um ano e depois fui pra Holanda.. Estou muito confusa com tudo isso tambem, pois a minha host family dos EUA quer que eu volte em 2015. No caso ficaria UM ano no Brasil apos ter voltado da Holanda… A agencia diz que nao tem problema nenhum, mas tenho inseguranca em fazer todo o processo e no final ter o visto negado… Manu, vc tem alguma resposta? Beijos

    Curtir

    1. Pelo que eu entendo, o Au Pair nos EUA não tem nada a ver com o Au Pair na Holanda. Então você poderia voltar para os EUA, contanto que tenha ficado 2 anos fora de lá e ainda esteja dentro do limite de idade. Eu acredito que a sua agência está certa, vai com fé e me conta como foi depois!

      Curtir

  4. Talvez outro sponsor voce poderia contratar outra agencia? Eu entendi assim, eu estou aplicando pra ser au pair de novo, só que esperei dois anos no Brasil. Também nao sei quanto o visto, estou com medo também até pq tive dois de turista negado! Mas, vamos lá, nao custa tentar. Troca de agencia. To indo com a EURAUPAIR agora e são super atenciosos, e SUPER barato. Programa todo vou gastar 825,00 ( obvio, sem as taxas de visto). Mas passagem, agencia, e td mais… só q detalhe: estou tentando voltar pra mesma host family então não sei se tem diferente pra quem vai ter q encontrar familia.
    Qlqr duvida estou à disposição pra ajudar também o/
    abraços!

    Curtir

    1. Então, eu não poderia esperar os dois anos porque ficaria (e agora estou) acima da idade limite! Mas na época eu não quis arriscar ir com outra agência porque eu não entendi bem a regra dos dois anos e fiquei com medo de investir e não dar certo por causa disso. Mas obrigada e boa sorte pra ti!

      Curtir

    2. Oi Silvana, eu tbm estou indo pela EAP vc já fez o match? já conseguiu tirar seu visto? eu tbm vou ser AP pela segunda vez! queria poder conversar melhor com vc.

      Curtir

  5. Oi querida! Também sempre quis fazer esse programa e o limite de idade sempre foi o problema. Estou com 27 agora, recém feito. Eu vi na internet que programas na Europa, Australia e Canadá podem ser até os 30 anos. Você sabe mais a respeito? Obrigada, beijos.

    Curtir

    1. Oi moça! Sei muito pouco sobre outros programas, o único que sei mais é pra Holanda pois fui pra lá também. Lá é basicamente o mesmo esquema dos EUA, a idade limite é 30 anos e você não precisa saber Holandês, só o Inglês basta. Tenho alguns posts aqui no blog falando sobre isso. Não sei a idade limite da França, mas parece que você deve saber Francês. Alemanha e Bélgica, se não me engano, são somente até os 24 anos. O programa pro Canadá é diferente do Au Pair, é chamado de Caregiver e não sei se tem limite de idade. E pra Austrália é diferente também, você deve ter que ir com um visto de estudante ou de trabalho temporário. Espero ter ajudado!

      Curtir

Comentários

