Publicado em Pós-Au Pair, Primeira Vez: EUA

Perdi as Eleições: Justificando o Voto

Domingo – 28 de Julho de 2013

Querido Diário,

Vim hoje rapidinho só pra informar como foi pra justificar o voto. Como eu fui pros Estados Unidos em 2011 e só voltei em 2013, perdi as eleições de 2012, que aqui teve primeiro e segundo turno. Tinha ouvido falar que você tem até 30 dias depois que volta pra ir até o cartório eleitoral justificar seu voto (mas não tenho certeza disso) e que bastava levar seu passaporte e passagem de volta. Mas não foi só isso.

Cheguei no cartório e já vi um aviso na parede que falava que pra justificativa de voto por motivo de viagem, era preciso sim passaporte e passagem de retorno ao Brasil, mas além dos originais eles queriam cópias!! Dã, eu devia ter pensado nisso, não sei porque achei que era só chegar lá e mostrar os documentos, claro que eles querem cópias pra manter lá né. Eu tava com meu pai, daí a gente teve então que ir atrás de uma xerox, pra tirar cópias dos documentos. Sorte que tinha uma bem do lado.

Tiramos as cópias e voltamos no local. Me encaminharam pra sala onde se fazem esse tipo de justificativa e o moço pediu pra ver os documentos e preencher tipo um atestado com as minhas informações (Nome, zona eleitoral, que eleições eu perdi, por quê e que documentos eu estava levando).

Ele ainda tirou xerox do meu título de eleitor pra anexar com o atestado e depois me deu o número do processo, pra eu confirmar depois se a justificativa foi aceita ou não. Isso ele disse que eu podia fazer online, mas ele me deu um número de telefone pra eu ligar, caso eu não consiga ver online.

E aí foi só isso. Bem rápido. Não precisei nem pagar nada pra eles =) Mas acho que ouvi dizer que às vezes você precisa pagar algo.. não sei se isso depende da cidade ou se depende do tanto de tempo que você demora pra justificar seu voto. Mas enfim, lembrem-se de guardar a passagem de retorno pra poder levar lá. A passagem que mostra que você saiu dos Estados Unidos e chegou no Brasil. A minha era de Washington pra São Paulo.

ATUALIZAÇÃO: Perdi novamente as eleições em 2014 enquanto estava na Holanda e tive que ir justificar a ausência no Cartório Eleitoral. Não lembrava que já tinha escrito um post a respeito e achei online um blog me explicando o processo, que continua o mesmo, mas dessa vez fui mais preparada e não demorei nem 5 minutos lá. Imprimi e preenchi o Requerimento de Justificativa Eleitoral, tirei cópias da passagem de volta ao Brasil, Passaporte, RG e título eleitoral e levei os originais (que nem pediram pra olhar).

Comentários

