Publicado em Au Pair, Durante, Primeira Vez: EUA

Voltando pro Brasil: Atestado de Residência

Quarta – 15 de Maio de 2013

Querido Diário,

Vim hoje falar sobre como foi (ou está sendo) o processo pra solicitar o tal do Atestado de Residência. Pra quem não sabe, esse é um documento concedido pelo Consulado do Brasil, aqui nos EUA, que informa que você morou por aqui por mais de um ano e, quando voltar ao Brasil, vai estar em situação de mudança. Dizem as más línguas que, com esse atestado, o pessoal da alfândega não te pertuba em relação ao tanto de malas que você está levando e deixam você passar direto, pela filinha das pessoas que não tem bens a declarar.

Algumas pessoas dizem que não é preciso ter esse atestado, que é só mostrar o seu DS (onde consta a data que o seu programa de Au Pair começou e a data em que vai terminar), mas eu estou no meio da galera que pensa que quanto mais coisa eu tiver pra comprovar o período que eu morei aqui, melhor.

Então, o processo é bem simples. Você pode fazê-lo de dois jeitos. Primeiro de tudo eu tenho que explicar que você tem que descobrir onde fica o consulado que representa o seu estado. No meu caso, moro na Carolina do Norte, e esse estado fica sob a jurisdição do Consulado em Washington, DC. Se você for no site do consulado, lá tem explicando direitinho o que você precisa fazer. Vamos à minha explicação:

A primeira forma de solicitar o atestado é indo diretamente ao Consulado da sua região. Você também pode procurar por Consulados Itinerantes (representantes do consulado vão até outras cidades e ficam lá durante um dia ou um fim de semana, pra resolver situações como essa (de solicitação de atestado ou passaporte e tal). Uma dica: tentem achar o número de telefone do local onde o consulado vai estar. No meu caso (veja aqui – a terceira coisa), eles iriam estar em um hotel. Então ache o telefone do local e liguem pra confirmar. O site do consulado só disponibiliza o endereço do local e não o número de telefone. A segunda forma é fazer a solicitação por correio.

Nas duas situações você vai precisar dos mesmo documentos: passaporte, Money Order do US Postal Office no valor de $15, comprovantes de residência (precisa comprovar que você morou aqui por mais de um ano, então é necessário pelo menos dois comprovantes), e o formulário do atestado de residência preenchido e assinado.

Um dos comprovantes de residência é essa carta da escola que recebi em Abril do ano passado. O outro seria uma carta recebida neste mês. Note que consta meu nome, endereço e data da postagem.
Um dos comprovantes de residência é essa carta da escola que recebi em Abril do ano passado. O outro seria uma carta recebida neste mês. Note que consta meu nome, endereço e data da postagem.

Esse formulário você pode baixar pelo site do consulado. Daí é só imprimir, preencher e assinar. A Money Order é tipo um “cheque”, você precisa ir aos correios e comprar a Money Order deles no valor de $15. Atenção: alguns correios vendem Money Orders de outras instituições, como bancos, fique atento pra não comprar errado (que nem a esperta aqui). Eu paguei $16.20 pela Money Order dos correios (Money Order no valor de $15 + $1.20 de taxa).

Money Order com o selo do US Postal Service. Preencha os dados antes de enviar.
Money Order com o selo do US Postal Service. Preencha os dados antes de enviar.

Depois que você tiver todos esses documentos em mãos, é só ir ao consulado. Se você for mandar por correio, tem que mandar tudo original ou então cópias autenticadas. Daí eu não posso falar sobre isso porque eu não sei como faz pra autenticar as coisas aqui nos EUA. Você pode ir no site do consulado e pegar o telefone ou email deles e tirar suas dúvidas. Por acaso, estava me comunicando com uma mulher do consulado pra tirar dúvidas e ela tinha me dito pra mandar as coisas por email (além de levar o original, no caso de ir pessoalmente), porque aí o processo seria mais rápido quando eu chegasse lá. Mas de novo, melhor mandar seu email ou telefonar pra ter certeza de como tudo funciona.

Eles também aconselham a levar um envelope extra já auto endereçado, pra eles poderem enviar o atestado pra você. Eles recomendam usar o serviço Express Mail Flat Rate, mas fui nos correios e o cara disse que tinha que pagar $19.95 por esse serviço, porque era garantido de chegar em um dia. Nem doida que ia pagar tudo isso por um envelope, mandei um normal mesmo. Comprei então dois envelopes já com o selo e deu $1.16. O prazo mínimo para a emissão do atestado é de 6 dias úteis a partir da data que o consulado recebe sua solicitação e documentos.

Espero que isso ajude a esclarecer um pouco sobre o Atestado de Residência!

Autor:

Sou uma daquelas que escreve, apesar de não me considerar uma escritora. Sou viciada em intercâmbios, professora de Inglês, estudante de Letras e dona da Yuki.

3 comentários em “Voltando pro Brasil: Atestado de Residência

    1. Vixe moça, eu sinceramente não lembro. Só sei que eu mandei no dia 15 e eles receberam no dia 23. Então deve ter demorado mais ou menos o mesmo tanto de dias pra eu receber de volta.

      Curtir

    2. 9-12-2014 1;52 tarde valeu esta dica me esclareceu melhor odair aqui nos[ usa] por inquanto in port chester ny

      Curtir

Comentários

