Publicado em Au Pair, Durante, Primeira Vez: EUA

Driver’s License na Carolina do Norte

Sexta – 03 de Maio de 2013

Querido Diário,

Depois de mais de 1 ano e 7 meses aqui nos States, só agora que eu fui atrás de tirar a bendita carteira de motorista do estado. Pois é, pois é, isso é uma coisa que a agência aconselha a fazer logo nos seus primeiros meses, depois de tirar o social security number. Dizem que você pode dirigir com a PID por até 3 meses acho, mas eu nunca tive problemas com isso e só agora que deu realmente certo ir. Juntou o tempo livre com a vontade.

Mas então, como aqui os estados são bem independentes um do outro, algumas coisas variam de estado pra estado, inclusive o processo e a validade da Driver’s License (DL). Aqui na Carolina do Norte, a DL pra Au Pair só vale até o último dia do programa – data que consta no seu DS. No meu caso, a minha extensão acaba no dia 11 de Junho.

Como eu ainda fico aqui até o dia 11 de Julho (e minha carteira de motorista do Brasil – e a PID – iam vencer), eu decidi tentar fazer com que a minha DL valha até lá. Por isso, além dos documentos necessários, levei também uma página impressa (clique aqui para ver) mostrando que eu tenho direito a ficar por aqui até 30 dias depois que o meu ano acaba.

Vou contar como foi o processo pra tirar a DL na DMV (Department of Motor Vehicles) daqui de Jacksonville, NC. Fui lá hoje mesmo, não precisa agendar nada, só aparecer.  Cheguei umas 8h20 (eu sou bem detalhista com os horários, fique de olho) e peguei a fila pra falar com a mulher do balcão. Ela pediu pra ver um documento de identidade com foto (mostrei o passaporte), comprovante de residência (mostrei uma carta que recebi da APC), social security number (tem que levar o papel original mesmo, nada de cópia) e uma carta do seguro do carro, dizendo que eu estou incluída no seguro (aqui só pode dirigir se tiver com o carro no seguro, a minha hosta imprimiu essa carta da internet e ela mostra os dados do carro, a validade do seguro e meu nome).

Depois que ela conferiu tudo, ela me deu um papelzinho com meu número: B315. Eles estavam chamando o B306 nessa hora, mas nem todos os números tinham B, podia ser A ou C também. Acho que depende do que você tá fazendo, se é tirando DL, renovando ou pegando permissão pra aprender (o normal aqui é os pais serem responsáveis por ensinar os filhos a dirigirem, com 15 anos acho você já pode pegar a permissão para aprender). Às 8h30 eu estava sentada numa das cadeiras esperando minha vez.

Aproveitei a parte da espera pra estudar as placas, minha hosta tinha me dito que era o mais complicado. Algumas placas eles mostram só a forma e a cor, sem nada escrito. Vou já mostrar as placas que eu lembro que caiu pra mim. Às 9h15 mais ou menos, eles chamaram o meu número. Na outra sala pra onde eu fui encaminhada, tinha várias mesas e aí você senta em uma delas pra ser atendida pelo oficial que está livre.

O carinha que me atendeu era um senhor, ele era meio devagar e ficava conversando com o  resto da galera e fazendo piada. Fiquei 30min lá com ele, só pra ele digitar as informações no computador. Ele pegou os documentos que eu já citei antes, e também pediu meu DS pra ver a data que expira, daí mostrei a página que imprimi da internet e ele colocou lá pra expirar só em Julho. Depois daí você, lá na mesa mesmo, faz o teste de visão + placas. Quando você olha na maquininha pra fazer o teste de visão, além de ler as letras, você tem que dizer quais são as placas. Pra mim apareceu mais ou menos assim:

DMV

Depois daí você senta pra esperar sua vez no computador. Eram umas 9h55 quando um computador ficou livre. Lá você faz um teste com 25 perguntas, não tem nada sobre placas nesse teste. Quando você acertar 20 questões, o teste é finalizado e você já passou, não precisa terminar as outras. Se você errar 6 questões, o teste é encerrado e você reprova. O teste é de múltipla escolha e você sabe na hora se acertou a pergunta ou não. Alguma das questões que eu lembro perguntavam tipo:

  1. Em que situação você não deve usar a luz alta?
  2. Se o seu carro sair da estrada, o que você deve fazer?
  3. Se você se envolver em um acidente de trânsito, o que você deve fazer?
  4. Quem tem o direito de passagem em uma interseção não sinalizada?
  5. O que acontece com o motorista que é pego dirigindo sob influência (álcool, drogas)?
  6. O que você deve fazer para diminuir a velocidade quando estiver descendo uma ladeira?

E por aí vai. Acho que eu demorei uns 25min pra terminar. Se você for na DMV da sua cidade, eles te dão o livrinho de regras de graça. Nesse livro, além das regras, têm as placas e ainda tem dizendo os documentos necessários pra tirar a sua DL. Depois do teste no computador, eu fui atendida por outra pessoa em uma das mesas (aquelas do começo com o senhor devagar). Daí ela foi conferir se meus dados estavam certos no computador e saímos pra fazer o teste de direção.

Aqui você dirige na rua mesmo, lembro que quando tirei a carteira em Fortaleza a gente tinha que dirigir dentro do DETRAN, fazer todas as coisinhas (ladeira, estacionar e blá blá blá) e só depois que saía pra dirigir na rua. Aqui é tudo na rua, mas foi bem mais simples. No começo ela pediu pra eu entrar no carro e abaixar a janela, ligar o carro, mas não dar partida. Daí ela checou as luzes, pediu pra ligar as sinaleiras e tal. Daí ela entrou no carro comigo. Ah! Outra diferença, aqui você dirige o seu carro mesmo. Você vai lá com o seu carro e faz o teste no seu carro.

Ela explicou que ia me dizer o que eu tinha que fazer e que só queria que eu prestasse atenção nas placas e sinalização de trânsito. Dirigimos por uns 10 minutos no máximo, acho. Não tive que estacionar (que eu achava que seria a pior parte) e as únicas coisas que precisei fazer mesmo foi prestar atenção ao limite de velocidade (ela me perguntou pra ver se eu tinha visto), dar a ré e um negócio chamado 3-point turn:

Depois daí voltamos pra DMV, eu paguei a enorme quantia de $4.00, escolhi o desenho que quero na minha DL Aqui você pode escolher entre: um avião (os EUA clamam que dois americanos foram quem inventaram o avião), o mapa do estado, o seal, ou selo, do estado e uma lighthouse (North Carolina tem vários faróis ao longo da costa). Depois tirei a foto e peguei um papel que serve como carteira provisória. A DL de verdade chega pelos correios em até 10 dias. Parece que em alguns estados você recebe na hora.

Resumindo, passei 2h30 lá na DMV. Fiz teste de visão, placas, regras, direção, e tirei foto. Saí de lá umas 10h55.

Comentários

