Publicado em Au Pair, Durante, Primeira Vez: EUA

Dia das Mães e Graduação

Quarta – 16 de Maio de 2012

Querido Diário,

O post tá só um pouquinho atrasado, mas tudo bem. Domingo agora, dia 13 de Maio, foi o dia das mães aqui nos Estados Unidos, o qual coincide com o dia das mães no Brasil (segundo domingo de Maio). No mesmo fim de semana, foi a graduação da minha hosta (que, pra quem não lembra, estava estudando Terapia Ocupacional em West Virginia).

Resolvi então juntar as duas coisas e falar um pouquinho de cada. Primeiro tenho que dizer (de novo) Feliz Dia das Mãaaaaaaaes pra minha mãe! Depois que você vem ser au pair, você percebe como é dura essa vida de mãe. Além de fazer você pensar duas vezes se quer mesmo ser mãe um dia, faz você valorizar mais a sua.

Mas então, o dia das mães aqui não foi nada do outro mundo. Como a família da minha hosta estava em West Virginia pra graduação dela, saímos todos juntos no domingo de manhã pra ter o brunch (breakfast + lunch). E o dia das mães se resumiu à isso, além de todo mundo que era mãe ganhar o seu presente.

Brunch de Dia das Mães

Em relação à graduação, eu achei interessante escrever algo aqui porque foi diferente do que eu presenciei no Brasil (na minha graduação, pela UECE). Eu também não sei se todas as universidades aqui fazem no mesmo estilo, provavelmente não, mas vou falar sobre como foi pela West Virginia University, que fica em Morgantown, WV.

Lá, a graduação foi durante todo o fim de semana – de sexta à domingo – e participavam da cerimônia graduandos de todos os níveis (undergraduate, bachelor e master). Mas não tinha como ser todo mundo junto na mesma hora e no mesmo local, que não ia caber né. Por isso as cerimônias foram divididas por áreas:

  • School of Dentistry: Sábado, 12 de Maio às 9h.
  • School of Nursing: Sábado, 12 de Maio às 13h.
  • School of Pharmacy: Sábado, 12 de Maio às 17h.
  • School of Medicine: Domingo, 13 de Maio às 9h.
  • School of Medicine Professional Programs: Domingo, 13 de Maio às 14h (Inclui: Community Medicine and Public Health, Exercise Physiology, Medical Laboratory Science, Occupational Therapy, Physical Therapy).

Esses são só os horários que eu tive acesso pelo livro que eles entregam pra cada pessoa lá na hora. Mas pelo site da WVU, dá pra ver as outras áreas e os horários (acho que ao todo são 15 áreas, ou seja, 15 cerimônias).

Livro de Cerimônia

Falando do começo então. No sábado, o pessoal de OT (Occupational Therapy) teve o Awards Ceremony, que é uma cerimônia dedicada à premiar os estudantes que se destacaram. E eu acredito que eles tenham essa cerimônia pros outros cursos também.

A minha hosta ganhou um dos prêmios e eu achei bem legal essa ideia deles de premiar os alunos. Depois da premiação, teve uma recepção com algumas comidinhas (frutas, cookies, café, suco) que eu acho que foi paga pela própria universidade.

No domingo, como eu já disse, foi a graduação mesmo. Vou começar falando sobre a organização. A polícia estava lá pra demarcar onde seria a entrada e pra guiar os carros pro estacionamento. Não teve demora e não teve engarrafamento na rua de entrada.

Local do Evento

A cerimônia em si não foi chata nem foi longa. Poucas pessoas falaram, não demoraram muito e tiveram discursos interessantes. A parte mais demorada mesmo foi só a entrega do diploma falso (minha hosta falou que o diploma “de verdade” é recebido por email O.o). Mas também essa parte demorou por causa do número de alunos.

Eles chamaram os alunos por área. Daí ia um de cada vez no palco pra pegar o diploma e tirar foto. Os alunos que tinham recebido prêmio ganhavam tipo um lenço bem comprido que era colocado no pescoço. Não se descrever muito bem isso. Ah, todos eles estavam usando a beca e o chapeuzinho. Tinha becas de várias cores, minha hosta disse que depende do nível de graduação. E quando eles foram “declarados” graduados, passaram a fitinha do chapéu do lado direito pro lado esquerdo.

Eu e minha hosta graduada

Depois da cerimônia teve também uma recepção, dessa vez com mais comida. Tinha frutas, cookies, suco e café como na outra, mas também tinha mini hambúrguer, um mini petisco de batata, salada e outras coisas que não lembro mais. Acho que foi tudo pago pela universidade também. E tinhas vários funcionários por lá pra repor a comida e manter tudo limpo.

E aí foi isso. Achei tudo bem legal e organizado. Eles foram bem pontuais e a cerimônia em si começou às 14h e terminou às 16h. Ah! Os alunos também fazem a entrada e saída juntos, com o primeiro aluno carregando uma pequena bandeira com o nome do curso.

Comentários

