Publicado em Curiosidades, Veja Mais:

Como as Coisas São: Restaurantes e Tips (EUA)

Domingo – 08 de Janeiro de 2012

Querido Diário,

Em relação às tips (gorjeta): é comum aqui dar gorjeta sempre que tem alguém prestando algum serviço, tipo entregador de pizza, pessoa que ajuda a embalar as compras e levar pro carro, garçom e tal. Se o serviço é bom, normalmente é dada uma gorjeta de 20% do total da conta. Não é obrigado a dar gorjeta, mas é kind of a big deal aqui.

Por falar em garçom, nos restaurantes você não chega entrando e sentando onde quiser. Você primeiro tem que falar com uma pessoinha que fica num balcão bem na frente e dizer quantas pessoas são. Se tiver canto pra sentar, alguém vai te encaminhar até a mesa. Se não tiver, de duas uma: ou eles vão te dar uma senha eletrônica (que normalmente tem formato de disco) que vai fazer um barulhinho e acender luzinhas quando vagar mesa ou eles vão anotar seu nome e chamar, também quando vagar mesa.

Assim que você senta a primeira coisa que eles perguntam é que bebida você quer. Depois que a bebida chega é que você faz o pedido do prato. Normalmente você escolhe a coisa principal e tem direito a dois ou três sides. Exemplo: o principal poderia ser chicken wings, hambúrguer ou carne, daí você pode pedir de side loaded potatoes, french fries, mac’n cheese, mashed potatoes, Green beans, beans  e por aí vai.

Ah! Eles servem muita comida. Os pratos são grandes e é normal se você não comer tudo e quiser levar o resto pra casa. Eles têm até um depósito próprio pra isso. O copo da bebida também é enorme e normalmente eles têm refil de graça. Se você pedir água, sem ser em garrafa, é de graça também (tap water).

Uma coisa que não é comum aqui é rodízio. Absurdo? Nem tanto. O que eles têm de parecido aqui é o all you can eat. Eu fui em dois lugares assim, um restaurante chinês e uma pizzaria. Funciona dessa forma: eles colocam lá tudo que é de comida, como se fosse um buffet ou self service. Daí você pega o seu pratinho, enche de comida, come tudo, vai lá e enche de novo quantas vezes você quiser. Pra mim é um bom substituto. Melhor que ficar esperando o garçom passar.

Anúncios

2 comentários em “Como as Coisas São: Restaurantes e Tips (EUA)

  1. oi, Manu!
    te sigo no twitter desde o show do Paramore, quando a gente acabou nem se vendo. x) anyway… vi pelos teus tweets que vc tava nos EUA, fui te procurar no face e acabei encontrando teu blog! que por sinal tá bem legal… vivo catando blog de intercâmbio por aí e muitos são um tanto confusos ou nada úteis… :/ mas tu escreve bem que só, gostei!
    parabéns pelas conquistas e tudo de bom pra vc aí! vou ficar de olho no blog, ok?
    kisses!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s