Publicado em Curiosidades, Veja Mais:

Como as Coisas São: Parte 1 (EUA)

Segunda – 19 de Dezembro de 2011

Querido Diário,

Vou falar um pouquinho – ou um monte – sobre como as coisas são por aqui. Dividi em tópicos pra ficar melhor explicado (e entendido). Essa vai ser uma série de posts que vai ao ar (ao ar?) a cada dia dessa semana.

– Álcool

A idade mínima pra beber aqui é de 21 anos, por isso alguns locais que vendem bebidas alcoólicas, não permitem a entrada de menores. E, nos locais em que é permitida a entrada, sempre tem alguém de olho pra ver se não tem ninguém comprando bebida pra eles. Se tiver, eles são “convidados” a se retirar.

Outra coisa que lembrei agora aconteceu quando eu tava no jogo de Futebol Americano. Acho que faltando mais ou menos uma hora pra terminar o jogo eles anunciaram que iam encerrar a venda de bebidas alcoólicas e mostraram avisos nos painéis sobre o perigo de beber e dirigir. Achei interessante.

– Calçados

Esse tópico surgiu de uma conversa com meu irmão no Facebook. Ele me perguntou quanto o pessoal aqui (minha host family) calça, porque minha mãe estava pensando em mandar havaianas pra eles. Eu disse pra ele que não precisava porque é MUITO raro ver alguém aqui usando chinela. Assim, não sei como é no verão, mas até agora acho que só vi uma pessoa de chinela por aí. Dentro de casa (pelo menos aqui) eles normalmente usam meias, aquelas pantufas (vez ou outra) ou tênis (mais vez ou outra ainda, normalmente só estão de tênis minutos antes de sair de casa).

Pra sair é sempre tênis (a minha host family, pelo menos). As outras pessoas também usam bastante tênis ou botas – principalmente agora que o clima tá esfriando.

– Compras

Vou falar em relação aos impostos das coisas. Aqui ele não vem “embutido” no preço. Quando você vai comprar algo, o preço nas etiquetas é sem o imposto, ele só é acrescentado no caixa, quando você vai pagar. Por isso, sempre que você vai pagar o preço é maior do que aquele que você calcula só olhando as etiquetas. Parece que cada estado tem uma taxa diferente pra isso, eu acho que a taxa daqui é 7%.

– Consultórios

Eu já acompanhei os meninos em algumas consultas. Em todas que eu fui tinha lá uma máquina de café pras pessoas beberem à vontade. Além do café, em um deles tinha donuts (hmmm!) e em outro tinha cookies (hmmm de novo!).
Já dá pra perceber como eu adoro acompanhar eles nas consultas, né?

– Especificidade

Aqui as coisas são muito específicas. Explico: eles têm uma palavra específica pra tudo, TUDO. Não expliquei muito, né? Então, por exemplo, um dia desses eu comi pão no café da manhã, mas eu coloquei ele na torradeira, daí ele não é mais pão (bread) é torrada (toast).

Outro exemplo: suco de laranja é pra ser tomado no café-da-manhã. E isso não é só aqui em casa com a minha host family, já falei com outras au pairs e é mais ou menos a mesma coisa. A explicação: o suco de laranja tem certas vitaminas que são melhores absorvidas se ingeridas de manhã. Vai saber né. Lembrando que nunca é suco natural, sempre industrializado.

Outra coisa que eu me compliquei foi com as palavras remember  e remind. Vou dar exemplos que fica melhor de sacar. Se eu for falar tipo, “Eu o lembrei de alguma coisa” eu uso a palavra remind (I reminded him). Se eu for falar que “Eu me lembrei de alguma coisa” eu uso a palavra remember (I remembered).

Ah! Mais um! Sabe aquele gesto que a gente faz com a mão: fecha a mão, daí levanta só o mindinho e o dedão, é esse o gesto. A gente dá um nome pra ele? Porque aqui o nome é shaka. E o nome do gesto que a gente usa quando “cumprimenta” a outra pessoa com a mão fechada é knuckle bump.

Shaka
Knuckle Bump
Autor:

Sou uma daquelas que escreve, apesar de não me considerar uma escritora. Sou viciada em intercâmbios, professora de Inglês, estudante de Letras e dona da Yuki.

2 comentários em “Como as Coisas São: Parte 1 (EUA)

  1. Essa “série” de “como as coisas são” foi bom demais! hahaha Muito inteligente os posts do teu blog! Tô louca pra chegar na parte da Holanda.

    Curtir

Comentários

